ISSN 2477-9601
|
|
ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología, começou em 1991 como resultado da convicção de que a atividade acadêmica requer debate permanente, para o qual são necessárias diferentes estratégias de difusão. O compromisso é manter um lugar privilegiado para promover o conhecimento produzido nos diversos campos de interesse da sociologia, a fim de mostrar o potencial da abordagem sociológica na interpretação dos problemas sociais e para fornecer elementos de solução. É uma revista ampla, plural, que publica sem restrições artigos identificados com diferentes orientações teóricas, epistemológicas, metodológicas e ideológicas; está aberta a todas as correntes e escolas do pensamento sociológico. Aceita propostas da mais ampla diversidade temática focadas a partir de uma perspectiva sociológica, de autores de diferentes instituições e universidades do mundo.
PERIODICIDADE
ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología é uma revista periódica, trimestral, arbitrada e indexada a nível nacional e internacional. ESPACIO ABIERTO é uma publicação de periodicidade TRIMESTRAL que publica quatro números nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.
ÁREAS TEMÁTICAS
As áreas temáticas que definem o perfil de Espacio Abierto estão inseridas na grande diversidade de linhas do pensamento sociológico: os temas clássicos (Teoria Sociológica, Epistemologia, Métodos, Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Sociologia da Saúde, Sociologia da Religião, Sociologia do Trabalho, Sociologia da Família, Sociologia Urbana, Sociologia da Pobreza, Sociologia da Comunicação, Sociologia Jurídica, Sociologia Política, Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia da Juventude, Estudos Sociológicos sobre os povos indígenas, Sociologia da Velhice, Sociologia da Dependência, Estudos Sociológicos sobre as desigualdades sociais, Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, Sociologia das Forças Armadas, Sociologia das organizações, Sociologia da cultura, Sociologia da arte, sociologia da literatura, Sociologia da música, Sociologia das migrações) e os novos desenvolvimentos (Sociologia dos Movimentos Sociais, Sociologia da Violência, Sociologia da Prostituição, Estudos Sociológicos a partir da perspectiva de Gênero, Estudos Sociológicos sobre Terrorismo, Sociologia do Esporte, Estudos sociológicos sobre o Consumo Cultural, Estudos sociológicos sobre a afrodescendência, Sociologia dos Imaginários Sociais, Estudos sociológicos sobre a Memória histórica, Sociologia da Gerência, Sociologia dos Corpos e das Emoções, Estudos Sociais sobre o Petróleo, Sociologia das Redes Sociais, Estudos sociológicos sobre o Telefone Celular, Sociologia da comunicação e da Cultura Digital, Estudos sociológicos sobre a Hiper-realidade Mediática, Sociologia dos Reality Shows, etc). As sub-áreas serão definidas pelo Comitê Editorial, com a ajuda de seus assessores nacionais e internacionais, a fim de estabelecer a pertinência dos trabalhos apresentados.
SEÇÕES DA REVISTA
ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología publica 4 números por ano, 2 temáticos e 2 com temas livres.
|
Forma e preparação de manuscritos
PROCESSO DE REVISÃO E AVALIAÇÃO
A recepção inicial das propostas requer um processo de revisão que permita discernir os processos correspondentes para envio e seleção de árbitros. Portanto, todos os trabalhos são submetidos a um processo de detecção de plágio através de uma ferramenta online especializada e gratuita https://smallseotools.com/es/plagiarism-checker/. Este processo permitirá a avaliação subsequente por especialistas sob o sistema DOUBLE-BLIND (3 AVALIADORES EXTERNOS à instituição cujo perfil é mantido completamente anônimo) conforme contemplado nos estatutos estabelecidos na revista e seguindo as diretrizes e critérios estabelecidos nas instruções para árbitros. Nesse sentido, os árbitros serão selecionados e notificados através do e-mail oficial da revista Espacio Abierto indicando se o processo de revisão é adequado. Se negativo, outros avaliadores serão selecionados do banco de dados. Após o processo de avaliação da pesquisa, o autor da pesquisa será notificado através do e-mail oficial sobre o veredicto obtido.
POLÍTICA DE REVISÃO POR PARES
Todos os trabalhos submetidos para consideração de publicação na ESPACIO ABIERTO serão avaliados por acadêmicos (externos) de reconhecida trajetória, qualificados por sua produção nas áreas temáticas específicas abordadas pelas propostas recebidas. Portanto, em busca de qualidade e relevância, o Comitê Editorial terá especial cuidado na seleção adequada de revisores com credenciais reconhecidas. O sistema de arbitragem adotado é conhecido como "duplo-cego", que garante a confidencialidade do processo e mantém as identidades dos avaliadores e autores confidenciais, comprometidos em evitar o reconhecimento mútuo. Cada proposta é entregue a vários avaliadores, que têm aproximadamente 30 dias para realizar seu trabalho. O veredicto de cada revisor concluirá com uma recomendação sobre a conveniência de publicar o artigo submetido para consideração. Em todos os casos, o avaliador deve justificar e fundamentar suas opiniões ou classificações e explicar em detalhes os pontos fortes, erros e ausências dos trabalhos. Os critérios gerais de avaliação que devem ser considerados pelos árbitros ao emitir sua classificação sobre os trabalhos submetidos para sua avaliação serão pelo menos os seguintes:
Uma vez concluídas as revisões necessárias, se aplicável, o Comitê Editorial as enviará ao autor juntamente com a tabela de correções. Estabelecem-se 30 dias para a devolução do artigo corrigido se o veredicto for PUBLICÁVEL (com modificações menores e com modificações substanciais). Ao receber a nova versão com as modificações sugeridas, juntamente com a tabela de correções refletindo as mudanças, o Comitê Editorial, em coordenação com os revisores, realizará a respectiva verificação. Ao concluir este trabalho, será agendada a inclusão em edições futuras.
CUSTOS DE PROCESSAMENTO E SUBMISSÃO DE ARTIGOS
A revista ESPACIO ABIERTO, Cuaderno Venezolano de Sociología NÃO COBRA pela avaliação, publicação, processamento e submissão de artigos.
POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
Atualmente, o movimento de acesso aberto tornou-se uma iniciativa que possibilita a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de novas abordagens. Portanto, ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología oferece acesso aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa ajuda a uma maior troca global de informações e conhecimentos. Sob essa abordagem, são definidas as seguintes políticas:
POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL
ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología, em busca de garantir a permanência dos conteúdos publicados nos diferentes volumes e edições, hospeda em servidores externos à instituição: Backups, backups e monitoramento constante de possíveis ataques tecnológicos. Da mesma forma, a partir do Vol. 30 No. 1 (2021), são utilizados DOIs e identificação de Metadados para facilitar a preservação digital. ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología faz parte do LOCKSS, que gera um sistema de arquivamento para preservar os conteúdos e garantir seu backup e restauração.
POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DE ARQUIVOS DIGITAIS
Desde 2021, ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología utiliza a plataforma Zenodo https://zenodo.org/, que é um "repositório multidisciplinar que salvaguarda todos os tipos de materiais resultantes de projetos de pesquisa e atividades acadêmicas" como meio de preservação sob parâmetros de informação e conhecimento de acesso aberto.
POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DE ARQUIVOS SIMULTÂNEOS
ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología utiliza repositórios institucionais OAI-PMH e sistemas de auto-arquivamento: https://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/oai. O uso da pesquisa é limitado pelos padrões estabelecidos na licença CC BY NC SA 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/.
POLÍTICA ANTIPLÁGIO: DECLARAÇÃO ÉTICA SOBRE PUBLICAÇÃO E BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS
ESPACIO ABIERTO, Cuaderno Venezolano de Sociología está comprometida com a comunidade científica para garantir a ética e a qualidade dos artigos publicados. Nossa revista toma como referência o Código de Conduta e Melhores Práticas definido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) para editores de revistas científicas (https://publicationethics.org/). Ao mesmo tempo, garante uma resposta adequada às necessidades dos leitores e autores, assegurando a qualidade do que é publicado, protegendo e respeitando o conteúdo dos artigos, bem como sua integridade.
POLÍTICA DE CÓDIGO DE ÉTICA E PUBLICAÇÃO
Tendo como referência o Código de Conduta e Melhores Práticas definido pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) para editores de revistas científicas (https://publicationethics.org/). Nesse sentido, se qualquer alegação de má conduta na pesquisa em estudo ou em um artigo publicado na revista for identificada pelo editor, membros do comitê ou qualquer árbitro, uma reunião do comitê editorial será imediatamente convocada, e as diretrizes estabelecidas pelo COPE serão seguidas. ESPACIO ABIERTO, Cuaderno Venezolano de Sociología estabelece as seguintes políticas éticas: Deveres dos autores
Deveres do Editor e do Conselho Editorial
Deveres dos árbitros
POLÍTICA DE DETECÇÃO DE PLÁGIO
Plágio é considerado qualquer uso de informações ou conteúdos sem a autorização prévia do criador dessa pesquisa, trabalho, projeto, produto, entre outros. O respeito à propriedade intelectual decorre da necessidade de reconhecer as ideias de outro indivíduo; portanto, ESPACIO ABIERTO, Cuaderno Venezolano de Sociología se opõe a qualquer prática que afete um profissional em qualquer área. Sob essa perspectiva, a equipe editorial define a seguinte política:
|
[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]
Todo o conteúdo desta revista, exceto onde identificado, está sob uma Licença Creative Commons
Universidade do Zulia (Maracaibo, Venezuela), afiliada ao Centro de Estudos Pedagógicos (CEDIP) da Faculdade de Humanidades e Educação