ISSN 2174-0798
versión on-line

Instruções aos autores

Alcance e política editorial

A Revista Latino-Americana de Odontopediatria publica trabalhos nas seguintes modalidades: Editorial, Artigos Originais de Pesquisa (estudos qualitativos e quantitativos, estudos observacionais, estudos caso-controle, estudos de coorte, ensaios clínicos), Revisões Sistemáticas e Metanálises, Revisões Narrativas, Relatos de Casos, Relatórios Epidemiológicos, Colaborações Interinstitucionais e Cartas ao Editor.

Serão considerados para publicação artigos originais que não tenham sido publicados anteriormente e que não estejam sendo considerados para publicação em outro periódico, seja em formato impresso ou eletrônico. A decisão de aceitação para publicação é de responsabilidade dos Editores e baseia-se nas recomendações dos revisores. O processo de revisão é realizado de forma duplo-cega, e a identidade dos revisores e autores permanece protegida durante todo o processo de revisão.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Revista de Odontopediatria Latinoamericana é a publicação oficial da Associação Latino-Americana de Odontopediatria ALOP

 É dirigida a profissionais e estudantes de odontologia e áreas afins com interesse em informações científicas referentes ao atendimento em saúde bucal de crianças e adolescentes, sendo seu objetivo a divulgação de pesquisa e conhecimento em odontopediatria e áreas afins. Desde 2011 é publicada duas vezes por ano de forma ininterrupta, e a partir de 2021 publicada de forma contínua. 

É de acesso aberto, versão eletrônica ISSN 2174-0798, fator de impacto 1,701 (2021-2022) (Institute for Scientific Information – ISI).

A Equipe Editorial, o Comitê Editorial e todos os processos da revista seguem as recomendações estabelecidas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas (International Committee of Medical Journal Editors ICMJE http://www.icmje.org/) e aderem às recomendações éticas da Associação Mundial de Editores Médicos (World Association of Medical Editors WAME http://wame.org/recommendations-on-publication-ethics-policies-for-medical-journals, https://www.revespcardiol.org/es-requisitos-uniformidad-los-manuscritos-enviados-articulo-13062920) e do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics COPE https://publicationethics.org) no que diz respeito aos possíveis conflitos de interesse, avaliação dos desenhos de pesquisa, processo de avaliação por pares, tomada de decisões editoriais, plágio e alegações de possíveis más condutas.

Instrução para os autores

A Revista de Odontopediatria Latinoamericana publica trabalhos nas seguintes modalidades: Editorial, Artigos Originais de Pesquisa (estudos qualitativos e quantitativos, estudos observacionais, estudos de casos e controles, estudos de coorte, ensaios clínicos), Revisões Sistemáticas e Metanálises, Revisões Narrativas, Relato de Casos, Relatórios Epidemiológicos, Colaborações Interinstitucionais e Cartas ao Editor.

Serão considerados para publicação artigos originais que não tenham sido publicados previamente e que não estão sendo considerados para publicação em outra revista, qualquer que seja o formato impresso ou eletrônico. A decisão de aceitação para publicação é de responsabilidade dos Editores e baseia-se nas recomendações dos revisores. O processo de revisão é realizado de forma dupla cega, sendo que a identidade dos árbitros e dos autores permanece protegida durante todo o processo de revisão. Entre os anos 2017 a 2019 a taxa de rejeição de artigos foi 28%. 

Os trabalhos originais, e toda a documentação relacionada devem ser carregados exclusivamente em formato digital através do link de submissão online: www.revistaodontopediatria.org, no segmento dedicado aos autores. Devem ser cumpridos todos os passos e pontos indicados nas instruções para os autores. Os autores devem cumprir com os critérios de autoria estabelecidos nas Recomendações para a realização, informação, edição, e publicação de trabalhos acadêmicos nas revistas médicas elaboradas pelo Comitê Internacional de Diretores de Revistas Biomédicas (ICMJE) (http://www.icmje.org/recommendations/translations/spanish2016.pdf)

Os princípios éticos de pesquisa definidos pela Declaração de Helsinque devem ser respeitados. Os autores devem descrever na seção de Material e Métodos a aprovação pelos Comitês de Ética em pesquisa da instituição onde foi realizada, bem como esclarecer explicitamente a utilização de Consentimento/Assentimento informado nos casos que correspondem.

Processo de revisão e avaliação de manuscritos

Os artigos a serem submetidos à revisão devem ser carregados na plataforma, na seção correspondente aos autores, seguindo as instruções e preenchendo detalhadamente cada item. 

Para iniciar o processo de revisão, o autor correspondente deve se registrar na plataforma da Revista de Odontopediatria Latinoamericana e seguir os passos indicados. O autor correspondente é responsável por carregar todas as informações e os arquivos associados ao manuscrito que submete à revisão de forma correta.

O processo de arbitragem será realizado em um idioma, espanhol, português ou inglês, que deve ser selecionado pelos autores. 

Uma vez aceito o artigo, os autores devem enviar a versão final do manuscrito aceito nos três idiomas para tramitar sua publicação definitiva. 

Em um primeiro momento, os trabalhos serão avaliados pelos editores quanto ao cumprimento das normas editoriais e verificação de adequação aos objetivos da revista. Caso sejam cumpridos os requisitos, passarão às fases seguintes de revisão. Durante todo o processo de tramitação dos artigos, tanto avaliadores quanto autores permanecerão anônimos para a outra parte. 

Todos os artigos recebidos serão submetidos à análise de pelo menos dois avaliadores, para apreciação quanto à relevância, originalidade, mérito, método científico e precisão estatística. Se houver divergência entre os avaliadores, o Editor poderá solicitar uma terceira opinião.

O avaliador emitirá seu parecer indicando se o manuscrito foi: a) aceito, b) publicável com modificações menores, c) publicável com modificações maiores, d) rejeitado.

O Editor, com base na resposta dos avaliadores, comunicará sua decisão aos autores.

Os autores são responsáveis por realizar as adequações e modificações necessárias e carregar os documentos correspondentes em um período não superior a 6 meses. Uma vez transcorridos os 6 meses, o artigo será considerado rejeitado.

O Editor aprovará ou rejeitará o manuscrito e comunicará sua decisão aos autores.

Os trabalhos aceitos, com as versões finais em espanhol, português e inglês, serão revisados e adequados ao formato da revista pela Equipe Editorial. A publicação será de forma contínua, em consonância com as prioridades e a disponibilidade de espaço. 

Uma vez aceitos, os direitos da obra pertencem à Revista de Odontopediatria Latinoamericana. As opiniões e conceitos emitidos, bem como o conteúdo dos textos das citações e referências bibliográficas são de responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião do Corpo Editorial e dos Editores.

Tipos de artigos

  • Editorial

Texto escrito pelo editor ou autor convidado, onde é discutido um tema de especial importância para a odontopediatria, incluindo suas questões institucionais.

  • Artigos de pesquisa originais

Pesquisa original realizada  sobre temas de interesse da especialidade. Inclui estudos qualitativos e quantitativos, estudos observacionais, estudos de caso-controle, estudos de coorte, ensaios clínicos.

  • Revisões sistemáticas e meta-análises

Avaliação crítica e estruturada da literatura, responde a um objetivo com uma estratégia de busca clara que avalia a qualidade da evidência, apresentando um resumo qualitativo ou quantitativo.

  • Relato de Casos

Apresentação de casos de interesse para a especialidade, com aspectos inovadores e ressaltantes. Inclui casos únicos e séries de casos.

  • Relatórios Epidemiológicos

Relatório e descrição de dados epidemiológicos atualizados relacionados com saúde bucal na população pediátrica nos quais se destacam os números mais relevantes.

  • Revisões Narrativas

Revisão atualizada da literatura que explora, descreve e discute um tema específico, incluindo diferentes fontes de informação, permitindo facilitar sua compreensão.

  • Colaborações Interinstitucionais

Publicação e difusão de diretrizes ou informações derivadas de consensos internacionais, assinadas pela Associação Latino-Americana de Odontopediatria.

  • Cartas ao Editor

Observações sobre os artigos publicados, sempre baseadas em evidências científicas referenciadas.

Apresentação do manuscrito

Todos os elementos que integram o artigo devem ser carregados pelos autores na seção correspondente, seguindo as instruções conforme o tipo de artigo. https://docs.pkp.sfu.ca/learning-ojs/es/authoring

Cada manuscrito será avaliado em um único idioma, espanhol, português ou inglês. O autor deve selecionar o idioma no qual submeterá a arbitragem. 

Em primeira instância, devem ser carregados todos os metadados solicitados na plataforma da revista: Título, Resumo, Palavras-chave (tanto o título como o resumo e as palavras-chave obrigatoriamente devem ser incluídos em espanhol, português e inglês) e as Citações no formato Vancouver.

  • Título do trabalho: máximo 15 palavras, evitando o uso de siglas. O título deve ser apresentado em Espanhol, Português e Inglês. Deve limitar o uso de letras maiúsculas à primeira letra daquelas palavras que correspondam por serem nomes próprios. Deve carregar o título nos três idiomas na plataforma, na seção correspondente.
  • Resumo: Máximo 250 palavras, cumprindo com  as seções correspondentes conforme o tipo de trabalho. O resumo deve ser apresentado em Espanhol, Português e Inglês. Deve incluir as seguintes seções: introdução, objetivos, material e métodos, resultados (ou apresentação de caso) e conclusões. Evitar o uso de abreviações ou siglas.
  • Palavras-chave: Cada artigo deve apresentar um mínimo de 3 e um máximo de 5 palavras-chave em cada um dos idiomas. Para as palavras-chave em espanhol e português, verificar os Descritores em Ciências da Saúde – BIREME (DeCS) http://decs2020.bvsalud.org e os termos Medical Subject Headings (MeSH) para inglês https://meshb.nlm.nih.gov/search. Pode verificar as palavras-chave do seu resumo em https://decsfinder.bvsalud.org/. Cada palavra deve ser inserida individualmente.
  • Citações: incluir todas as citações (referências bibliográficas) no formato Vancouver.
  • Colaboradores: Refere-se aos dados dos autores, dos quais deve-se fornecer: Nomes, Sobrenomes, Nome público preferido, Email, País, ORCID, Afiliação. Endereço completo (incluindo telefone) do autor principal. Se houver mais de 6 autores, deve ser apresentada justificativa. Os autores devem cumprir com os critérios de autoria estabelecidos nas recomendações do Comitê Internacional de Diretores de Revistas Biomédicas (ICMJE).

Em segunda instância, devem ser carregados os arquivos correspondentes ao texto do artigo, carta de apresentação dos autores, imagens, tabelas, vídeos e qualquer outro material que faça parte do trabalho submetido à revisão.

  • Corpo do artigo: O corpo do artigo deve incluir o texto principal e todas as seções conforme o tipo de trabalho apresentado. Deve incluir um único documento em formato Word (docx). Incluir no final do mesmo a lista de figuras e a lista de tabelas, com suas respectivas legendas. As figuras e tabelas serão carregadas em documentos separados. O corpo do artigo deve ser carregado completo na plataforma, sem incluir os dados dos autores. Nosso processo de revisão é duplo-cego, sendo imprescindível que o arquivo correspondente ao corpo do artigo evite incluir qualquer identificação dos autores do mesmo.
  • A carta de envio de manuscrito deve ser carregada como documento pdf solicitando a revisão do manuscrito enviado e declarando que o trabalho não está sendo avaliado em outra revista. Deve declarar qualquer conflito de interesse e as fontes de financiamento. Indicar que, se aceito e publicado, os direitos da obra pertencem à Revista de Odontopediatria Latinoamericana. Deve estar assinada por todos os autores, destacando seus nomes completos, afiliações e papel na elaboração do trabalho.
  • Imagens, figuras, tabelas, vídeos. Todos os arquivos correspondentes ao material do manuscrito devem ser carregados indicando sua categoria e com o nome do arquivo que indique a qual elemento corresponde (Ex. Figura1, Tabela 3). As imagens devem ser carregadas individualmente, em formato tiff ou bmp, com resolução mínima de 200 dpi.

 

Características do manuscrito conforme o tipo de trabalho

  • Artigos Originais de Pesquisa: 

Introdução: Apresenta o estado atual do conhecimento em relação ao tema, fornece o contexto para o artigo. Enuncia os objetivos do trabalho.

Materiais e Métodos: Apresentados com detalhes, tipo de estudo, indicando população do estudo, tipo de amostra, técnicas. Período de estudo, variáveis estudadas, processo de randomização e cegamento, critérios de inclusão e exclusão.  Cita os métodos estatísticos utilizados. Apresenta evidências claras de que os princípios éticos foram seguidos. Os princípios éticos de pesquisa definidos pela Declaração de Helsinque devem ser respeitados. Os autores devem descrever na seção de Materiais e Métodos a aprovação pelos Comitês de Ética em pesquisa da Instituição onde foi realizada e a obtenção do consentimento/assentimento informado, conforme o caso.

Resultados: Descreve os resultados obtidos conforme os métodos utilizados. Mantendo consistência entre os dados no texto, as tabelas e os gráficos, sem repetir nem redundar.

Discussão: Detalha os resultados inovadores, sem repetir os resultados. Não incluir dados que não tenham sido incluídos nos resultados. Considera os aspectos inovadores e importantes do estudo e relata as observações relevantes de outros estudos. Menciona os benefícios e limitações do trabalho. 

Conflitos de Interesses e Financiamento: Descreve os apoios e fontes de financiamento da revisão sistemática. Explica e declara se existem conflitos de interesse na realização do estudo.

Abreviaturas e símbolos: Todas as abreviações devem ter sua descrição por extenso, entre parênteses, na primeira vez em que são mencionadas. Não utilizá-las no título, resumo ou conclusões.

Agradecimentos: Quando considerado necessário e em relação às pessoas ou instituições.

Conclusões: Pontua os principais achados, suportados pelos dados do estudo, de acordo com o título e objetivos propostos.

Referências Bibliográficas: Seguindo a normativa de Vancouver Requisitos uniformes do ICMJE www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html Numerados de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Recomenda-se não exceder 30 referências.  

  • Revisões Sistemáticas e Metanálises:

Introdução:  Apresenta o estado atual do conhecimento em relação ao tema, fornece o contexto para o artigo. Deve justificar o porquê da revisão sistemática e enunciar os objetivos do trabalho, propondo de forma clara a pergunta de pesquisa.

Materiais e Métodos:  Indica o protocolo de revisão. Descreve detalhadamente os critérios de elegibilidade para a busca (características dos estudos), fontes de informação (base de dados, períodos de busca, etc.), estratégia de busca, processo de seleção das pesquisas, extração e lista de dados, risco de viés dos estudos individuais, medidas de resumo, síntese de resultados (métodos para manejar e combinar resultados), risco de viés entre estudos, indica se foram realizados outros análises como análise de subgrupos, entre outros. Indica se este estudo secundário é qualitativo (Revisão Sistemática) ou quantitativo (Metanálise).

Resultados: Pode iniciar com uma figura que expressa o processo de seleção de artigos, destacando os estudos encontrados, os que foram selecionados e os descartados. Apresenta as características extraídas de cada estudo, risco de viés para cada estudo, resultado de estudos individuais preferivelmente através de um diagrama de floresta ou forest plot, apresentação da síntese de resultados de todas as metanálises realizadas, risco de viés entre os estudos e apresentação de resultados de análises adicionais, se realizadas.  

Discussão: Resume os principais resultados das evidências, incluindo as fortalezas de cada estudo, discute claramente as limitações dos estudos individuais e expõe as conclusões interpretando os resultados em um contexto global e propondo possíveis questões para novas pesquisas.

Conflitos de Interesses e Financiamento: Descreve os apoios e fontes de financiamento da revisão sistemática. Explica e declara se existem conflitos de interesse na realização do estudo.

Abreviaturas e símbolos: Todas as abreviações devem ter sua descrição por extenso, entre parênteses, na primeira vez em que são mencionadas. Não utilizá-las no título, resumo ou conclusões.

Agradecimentos: Quando considerado necessário e em relação às pessoas ou instituições.

Conclusões: Expressa os principais achados, suportados pelos dados das evidências encontradas nos artigos analisados.

Referências Bibliográficas: Seguindo a normativa de Vancouver (Requisitos Uniformes ICMJE www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Recomenda-se não exceder 50 referências. 

  • Relato de casos: 

Introdução: Apresenta o estado atual do conhecimento em relação ao tema, fornece o contexto para o artigo. Enuncia os objetivos do trabalho.

Relato do caso: Apresentados em detalhe os elementos de diagnóstico utilizados, a apresentação do caso, as técnicas utilizadas e o acompanhamento. Os autores devem descrever a aprovação pelos Comitês de Ética em pesquisa da Instituição onde foi realizado ou a obtenção do consentimento/assentimento informado, conforme o caso.

Discussão: Detalha a importância do caso apresentado. Considera os aspectos inovadores e importantes do estudo e relata as observações relevantes de outros estudos. Menciona os benefícios e limitações do trabalho.

Conflitos de Interesses e Financiamento: Descreve os apoios e fontes de financiamento da revisão sistemática. Explica e declara se existem conflitos de interesse na realização do estudo.

Abreviaturas e símbolos: Todas as abreviações devem ter sua descrição por extenso, entre parênteses, na primeira vez em que são mencionadas. Não utilizá-las no título, resumo ou conclusões.

Agradecimentos: Quando considerado necessário e em relação às pessoas ou instituições.

Conclusões: Pontua os principais achados e a relevância do relato.

Referências Bibliográficas: Seguindo a normativa de Vancouver (Requisitos Uniformes ICMJE www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html) Numeradas segundo a ordem de aparição no texto. Recomenda-se não exceder 30 referências.  

  • Relatórios epidemiológicos: 

Introdução: Apresenta o estado atual do conhecimento em relação ao tema, fornece o contexto para o artigo. Enuncia os objetivos do trabalho.

Materiais e Métodos: Apresentados em detalhes, indicando a população do estudo, tipo de amostra, técnicas. Período de estudo, variáveis estudadas.  Cita os métodos estatísticos utilizados. Apresenta evidências claras de que os princípios éticos foram seguidos. 

Resultados: Descreve os resultados obtidos conforme os métodos utilizados. Mantendo consistência entre os dados no texto, as tabelas e os gráficos, sem repetir nem redundar.

Discussão: Detalha as observações relevantes de outros estudos. Menciona os benefícios e limitações do trabalho.

Conflitos de Interesses e Financiamento: Descreve os apoios e fontes de financiamento da revisão sistemática. Explica e declara se existem conflitos de interesse na realização do estudo.

Abreviaturas e símbolos: Todas as abreviações devem ter sua descrição por extenso, entre parênteses, na primeira vez em que são mencionadas. Não utilizá-las no título, resumo ou conclusões.

Agradecimentos: Quando considerado necessário e em relação às pessoas ou instituições.

Conclusões: Pontua os principais achados, suportados pelos dados do estudo.

Referências bibliográficas: Seguindo os regulamentos de Vancouver (Requisitos uniformes do ICMJE www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html) Numerados de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Recomenda-se não exceder 30 referências.

  • Revisões Narrativas:

Introdução:  Apresenta o estado atual do conhecimento em relação ao tema, fornece o contexto para o artigo. Enuncia os objetivos do trabalho.

Métodos: Descreve o processo de busca das fontes para revisão da literatura, tipos de fontes (primárias, secundárias, terciárias), especificar a estratégia de busca (termos de busca, base de dados utilizada, data em que a busca foi realizada, número de artigos encontrados), critérios utilizados para a seleção, análise e avaliação da qualidade dos estudos selecionados. 

Desenvolvimento e discussão: Texto dividido em seções com títulos e subtítulos de acordo com os enfoques do tema. A apresentação dos dados deve ser organizada e coerente, combinando os resultados dos diferentes estudos com análise e raciocínio crítico dos resultados (limitações, vieses, desenhos).

Conflitos de Interesses e Financiamento: Descreve os apoios e fontes de financiamento da revisão sistemática. Explica e declara se existem conflitos de interesse na realização do estudo.

Abreviaturas e símbolos: Todas as abreviações devem ter sua descrição por extenso, entre parênteses, na primeira vez em que são mencionadas. Não utilizá-las no título, resumo ou conclusões.

Agradecimentos: Quando considerado necessário e em relação às pessoas ou instituições.

Conclusões: Pontua os principais achados, suportados pelos dados dos artigos analisados.

Referências Bibliográficas: Seguindo a normativa de Vancouver (Requisitos Uniformes ICMJE www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).  Numeradas segundo a ordem de aparição no texto. Recomenda-se não exceder 50 referências. 

  • Tabelas: as tabelas devem ser carregadas em um arquivo único, numeradas consecutivamente em números arábicos segundo sua aparição, estar em páginas separadas e apresentar uma legenda na parte superior.
  • Figuras: cada imagem, fotografia ou figura deve ser carregada de forma individual em arquivo JPG ou TIF com resolução mínima de 300 DPI. Identificar cada arquivo com o número de Figura correspondente.

Processo de revisão

Uma vez carregados todos os dados, o manuscrito passará a revisão por editores e posteriormente a revisão por pares. As comunicações referentes às decisões editoriais, bem como  o fluxo de trabalho relacionado com os processos de revisão serão realizadas na plataforma da Revista de Odontopediatria Latinoamericana.

A decisão de rejeição ou aceitação será informada oportunamente pelo Editor ao autor responsável.

Aceitação e Publicação

Uma vez aceito o artigo, é obrigação e responsabilidade dos autores carregar os arquivos finais em extenso correspondentes, nos idiomas espanhol, português e inglês. Estes passarão a nova revisão, edição e diagramação para sua publicação final.

Os autores cedem todos os direitos autorais à revista de odontopediatria latinoamericana.

Recursos adicionais 

Como apoio na preparação do manuscrito, é recomendável que os autores sigam as diretrizes estabelecidas nos recursos disponíveis.

Recursos em Espanhol Red EQUATOR 

https://www.equator-network.org/library/spanish-resources-recursos-en-espanol/pautas-sobre-redaccion-cientifica/

Estudos Observacionais (STROBE)

https://www.equator-network.org/wp-content/uploads/2015/10/STROBE_Spanish.pdf

Ensaios clínicos randomizados (CONSORT)

http://www.consort-statement.org/Media/Default/Downloads/Translations/Spanish_es/Spanish%20CONSORT%20Checklist.pdf

http://www.consort-statement.org/Media/Default/Downloads/Translations/Spanish_es/Spanish%20CONSORT%20Flow%20Diagram.pdf

Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA)

https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/9152/09.pdf?sequence=1&isAllowed=y

https://es.cochrane.org/sites/es.cochrane.org/files/public/uploads/PRISMA_Spanish.pdf

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-73482020000100026

Revisões Narrativas

http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-89582009000100010

Relatos de casos (CARE)

https://www.care-statement.org/writing-a-case-report

Definição de Autorias, aspectos éticos nos processos editoriais

Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas (International Committee of Medical Journal Editors ICMJE) 

www.icmje.org

Associação Mundial de Editores Médicos WAME http://wame.org/recommendations-on-publication-ethics-policies-for-medical-journals, < /span>https://www.revespcardiol .org/es-uniformity-requirements-submitted-manuscripts-article-13062920

Comitê de Ética em Ações Públicas COPE https://publicationethics.org

Contato Editorial:

Para qualquer dúvida sobre frete, entre em contato com editor@revistaodontopediatria.org

Artigos originais

Artigos de Pesquisa Original:

Introdução: Apresenta o estado atual do conhecimento relacionado ao tema e fornece o contexto para o artigo. Declara os objetivos do trabalho.

Materiais e Métodos: Devem ser apresentados em detalhes, incluindo o tipo de estudo, a população do estudo, o tipo de amostra e as técnicas utilizadas. Indique o período do estudo, as variáveis estudadas, o processo de randomização e cegamento, e os critérios de inclusão e exclusão. Cite os métodos estatísticos utilizados. Forneça evidências claras de que os princípios éticos foram seguidos. Os princípios éticos da pesquisa definidos pela Declaração de Helsinque devem ser respeitados. Os autores devem descrever na seção de Materiais e Métodos a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa da instituição onde o estudo foi realizado e a obtenção do consentimento/assentimento informado, conforme aplicável.

Resultados: Descreva os resultados obtidos de acordo com os métodos utilizados, mantendo a consistência entre os dados no texto, tabelas e gráficos, sem repetição ou redundância.

Discussão: Detalhe os resultados novos sem repetir os resultados. Não inclua dados que não tenham sido apresentados nos resultados. Considere os aspectos inovadores e importantes do estudo e relacione as observações relevantes de outros estudos. Mencione os benefícios e limitações do trabalho.

Conflitos de Interesse e Financiamento: Descreva os apoios e fontes de financiamento do estudo. Explique e declare se existem conflitos de interesse na realização do estudo.

Abreviações e Símbolos: Todas as abreviações devem ser descritas por extenso entre parênteses na primeira vez que forem mencionadas. Não use abreviações no título, resumo ou conclusões.

Agradecimentos: Inclua agradecimentos quando necessário, em relação a pessoas ou instituições.

Conclusões: Destaque os principais achados, suportados pelos dados do estudo, consistentes com o título e os objetivos declarados.

Referências: Seguindo o estilo Vancouver (Requisitos Uniformes ICMJE www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Numere as referências de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Recomenda-se não exceder 30 referências.

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Licença Creative Commons   Todo o conteúdo desta revista, exceto onde identificado, está sob uma Licença Creative Commons

Carrera 15 # 104 - 30, escritório 204, Bogotá, Colômbia.

editor@revistaodontopediatria.org