ISSN 2542-2987
Versão On-line

Instruções aos autores

Alcance e política editorial

MISSÃO

A Revista Scientific (e-ISSN: 2542-2987) é uma publicação multidisciplinar revisada por pares de caráter trimestral (fevereiro-abril), (maio-julho), (agosto-outubro), (novembro-janeiro), do Instituto Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Educativo (INDTEC), editada de forma ininterrupta desde 2016, que pode ser trocada por outra revista. Nela são publicados artigos e ensaios científicos na área de Ciências Sociais e disciplinas como Meio Ambiente, Comunicação, Educação, Gestão, Informação, Sociologia e Tecnologia, entre outras. Abrange artigos que devem ser inovadores, ensaios, revisões e avanços de pesquisa, os quais são submetidos à consideração de árbitros qualificados, e os mesmos expressam diretamente as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial. A Revista Scientific tem como objetivo principal publicar os resultados das pesquisas realizadas nas Instituições de Ensino Superior a nível Internacional, para contribuir com o progresso científico. Igualmente, acolhe pesquisadores de outras Instituições fora de suas fronteiras.


VISÃO

Ser o referencial Internacional de Publicações de produções Científicas a nível Educacional, em seus diferentes níveis na América Latina e no Caribe, com altos padrões de qualidade e rigor metodológico.


OBJETIVOS

O objetivo da Revista Scientific, é difundir o conhecimento científico e tecnológico, através dos resultados originais, produto de pesquisas científicas, que representem uma contribuição para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Inclui trabalhos, produtos de pesquisas científicas e reflexões teóricas que, pela sua relevância, mereçam ser publicados, e desta forma contribuam para visibilizar a produção intelectual nas áreas da educação e ciências sociais.


ÂMBITO

Revista Scientific é dirigida a pesquisadores, docentes, estudantes e ao público acadêmico em seus diferentes níveis (Inicial, Básico, Universitário), bem como à comunidade científica em geral e demais pessoas envolvidas no processo educativo. 


Com o objetivo de manter a qualidade da publicação e a imparcialidade e ética da mesma, os artigos ou ensaios recebidos são avaliados por dois revisores externos (peer-review) considerados especialistas na temática pela Revista Scientific: revista arbitrada multidisciplinar de pesquisa socioeducativa, que credencia como tais os colaboradores selecionados, ocorrendo uma revisão duplo-cega (autor/es-avaliadores). Em caso de discrepância, será solicitada uma terceira avaliação, igualmente em um processo duplo-cego e seguindo as normas de publicação da revista. Os avaliadores atuarão sob os critérios de competência, confidencialidade, imparcialidade e honestidade, diligência, respeito e cortesia. 

A Revista Scientific está indexada no Sistema de Informação Científica REDALYC (Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe, Espanha e Portugal), promovida pela Universidade Autônoma do Estado do México (UAEM); no LATINDEX (Diretório - Catálogo v2.0), Sistema Regional de Informação Online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM); no SciELO (Biblioteca Científica Eletrônica Online); na base de dados do INDEX COPERNICUS (ICI Journals Master List); no CLASE, base de dados bibliográfica de revistas de ciências sociais e humanidades da UNAM; faz parte do DOAJ, Diretório de Revistas de Acesso Aberto; no DIALNET (Fundação Dialnet), Universidade de La Rioja; pertence à Rede Ibero-Americana de Inovação e Conhecimento Científico REDIB, Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe, Espanha e Portugal; no ERIH PLUS, Índice de Referência Europeu para as Humanidades e Ciências Sociais; indexada no REVENCYT, Índice e Biblioteca Eletrônica de Revistas Venezuelanas de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Andes (ULA); no MIAR, Matriz de Informação para a Análise de Revistas da Universidade de Barcelona; no OAJI, Índice de Revistas Acadêmicas Abertas; no CROSSREF, agência oficial de registro de identificador de objetos digitais (DOI) da Fundação DOI Internacional; no ACTUALIDAD IBEROAMERICANA, Índice de Revistas do Centro de Informação Tecnológica (CIT); no BASE (Bielefeld Academic Search Engine), da Biblioteca da Universidade de Bielefeld; na Coleção CLACSO-REDALYC, da Rede de Bibliotecas Virtuais de Ciências Sociais da América Latina e do Caribe; no BIBLAT, Bibliografia Latino-Americana em revistas de pesquisa científica e social; no EZB (Biblioteca de Revistas Eletrônicas), Biblioteca de Revistas Eletrônicas da Universidade de Regensburg; na Base de Dados de revistas OEI-CREDI, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura; no ROAD, Diretório de Recursos Acadêmicos de Acesso Aberto (ISSN International Centre); e em repositórios, bibliotecas e catálogos especializados da Ibero-América.

*A revista é editada em versão eletrônica (e-ISSN: 2542-2987) em idioma espanhol. Cada artigo é identificado com um DOI (Digital Object Identifier System). Todos os artigos na versão online são acessíveis digitalmente em texto completo e de forma gratuita para a comunidade científica e pesquisadores de todo o mundo.

 

Forma e preparação de manuscritos

NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO

Diretrizes para autores/as

O Comitê Acadêmico Editorial da Revista Scientific, estabeleceu as seguintes normas para os artigos que serão submetidos à arbitragem para sua publicação.

A revista aceita revisar artigos científicos relacionados com o enfoque e o alcance da revista.

Ir para Registro

*É necessário o registro e o login para enviar artigos online e para verificar o status das submissões atuais.

Seção Pesquisa

  • Os trabalhos enviados devem ser Artigos de pesquisa científica originais e inéditos, resultado ou avanços de um processo de pesquisa ou de uma reflexão teórica profunda que constitua uma contribuição significativa para o desenvolvimento do conhecimento na área humanística, educacional, gerencial e tecnológica.
  • Adicionalmente, a última seção da revista é destinada à publicação de contribuições e ensaios sobre temas vinculados à área acadêmica ou social.

Extensão, formato e estrutura

  • O artigo/ensaio terá uma extensão mínima de dez (10) e máxima de vinte (20) páginas escritas, incluindo notas, quadros e referências.
  • Quando for necessário o apoio de gráficos, tabelas, quadros, fotos ou mapas, sem exceder dois, o autor deverá enviá-los por internet para o e-mail indicado anteriormente, (sem importá-los do Word; os gráficos, tabelas e quadros no formato original e as fotos ou mapas, em formato *.PNG ou *.JPG, mantendo a estrutura do documento) e indicando o local e a página onde serão colocados, ou se serão incluídos como anexo ou apêndice do artigo. Em qualquer caso, deverão ser de qualidade suficiente e legível para permitir sua ótima reprodução.

Aspectos que o artigo deve conter

  • Resumo: Os trabalhos terão um resumo em espanhol e inglês (abstract), de tipo informativo, onde se apresenta o problema estudado, o objetivo, os métodos usados e os principais resultados e conclusões, com uma extensão não maior que (200) palavras e em um único parágrafo em espaço simples. Abaixo de ambos os resumos e no idioma respectivo, devem ser indicados no mínimo três descritores (03) ou palavras-chave e no máximo (5) palavras-chave do artigo/ensaio (utilizando para isso os termos do Tesauro da UNESCO por área de conhecimento).

*O Abstract deve ser uma tradução coerente, não produto de um tradutor da internet.

  • Introdução: Deve conter a apresentação clara e simples do problema, as referências anteriores de abordagem deste, as possíveis perguntas e suposições que orientaram o trabalho, objetivo e o enfoque que o autor utilizou.
  • Corpo (teoria e conceitos, metodologia, análise de resultados e discussão): Nesta seção se descreve como o trabalho foi feito. As atividades, materiais e procedimentos que foram utilizados ou realizados, são incorporados na narração à medida que se explica o procedimento seguido. De forma geral, a sequência para apresentar os detalhes poderia ser: definição da metodologia, objeto e sujeito de estudo, procedimento e forma de coletar e analisar os resultados.
  • Conclusões: Aqui o autor extrai e formula com precisão as conclusões a que chegou na discussão, mas sem expor as razões que lhe permitiram chegar a elas. Se o trabalho assim permitir, podem ser feitas recomendações. Ao ler esta seção, qualquer pessoa pode conhecer rapidamente os achados obtidos durante a pesquisa. Esta seção pode ser escrita separadamente ou incorporada na discussão. Também, segundo o critério do autor, pode ser omitida.

*Não se farão conclusões prematuras de trabalhos ainda em curso.

  • Referências: As referências devem se ajustar às normas do sistema APA (American Psychological Association), seguindo as diretrizes que a seguir se indicam de forma geral: Primeiro sobrenome, Inicial do primeiro Nome. (ano). Título do artigo em negrito. Cidade e País onde foi editado: Nome da Editora, páginas primeira e última, págs. xx-xx. (Os links ou hiperlinks devem funcionar corretamente e conter a informação citada).

*Todo artigo deve conter Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências.

*Todo ensaio deve conter Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Referências.

*Parágrafo: Os artigos ou ensaios que não cumprirem com os Critérios de avaliação do percentual de similaridade de conteúdo e que possuírem (40%) ou mais de similaridade em comparação com outros documentos, serão motivo de anulação imediata.

  • As colaborações aceitas serão submetidas a correção de estilo e de conteúdo, e sua publicação estará sujeita à disponibilidade de espaço em cada número. O envio de qualquer colaboração à revista, implica não só a aceitação do estabelecido neste documento, mas também a autorização do Comitê Acadêmico Editorial da Revista Scientific para incluí-lo em sua página eletrônica.
  • Os textos propostos que cumprirem com as orientações anteriores serão remetidos, para seu parecer ou arbitragem, a dois pareceristas ou árbitros externos, com o sistema de duplo-cego: o parecerista não terá conhecimento da identidade do autor e vice-versa.
  • Os trabalhos aceitos com observações serão devolvidos aos seus autores, que deverão incorporar as modificações indicadas, as quais serão verificadas pelo Comitê Editorial.
  • Cada autor(a) ou os autores(as) receberão um exemplar em formato PDF do número da revista em que se publique seu artigo ou ensaio, juntamente com o Certificado de Publicação.
  • Os artigos que obtiverem um parecer favorável poderão ser calendarizados para sua próxima publicação assim que se emita a Carta de aceitação e publicação (A apresentação deve cumprir com as fases indicadas no Processo de edição e publicação: 1. Fila de envios; 2. Revisão do envio; 3. Edição do envio; 4. Gestão do número; e 5. Publicação).

Critérios de parecer

  • Os pareceristas serão pesquisadores e acadêmicos Internacionais, com estudos de Mestrado ou Doutorado, de reconhecido prestígio cujas linhas de trabalho coincidam com o tema abordado em cada texto. Em todo momento se conserva o anonimato de avaliadores e autores.
  • Garante-se que os revisores não têm nenhuma relação com o autor ou com a instituição à qual pertence.

Os critérios de avaliação sugeridos aos pareceristas serão os seguintes:

  • Atenção ao conteúdo. Considerar a originalidade, o rigor, o interesse e a atualidade dos argumentos, com um máximo de (5) anos dos documentos utilizados, assim como sua pertinência para o campo da educação.
  • Atenção à estrutura geral do trabalho. A exposição deve ser feita com uma lógica coerente e que consiga sua coesão analítica.
  • Atenção à redação. Qualidade expositiva, cuidado na redação e na ortografia.

O parecer final poderá ser:

  1. Publicável com correções de fundo. Neste caso, será indicado ao autor quais modificações profundas deverão ser feitas no trabalho para que possa ser publicado na revista. O autor(a) ou os autores(as) terão um prazo de 7 dias, contados a partir da data de devolução, para apresentar a versão corrigida do seu texto, que será enviado novamente aos pareceristas, para que determinem a pertinência da nova versão.
  2. Publicável com revisão. Neste caso, será informado ao autor(a) ou aos autores(as) se o trabalho necessita de modificações menores, que serão indicadas com exatidão. O autor terá um prazo de 7 dias, contados a partir da data de devolução, para apresentar a versão corrigida do seu texto, que será enviado novamente aos pareceristas, para que determinem a pertinência da nova versão.
  3. Publicável sem objeções. O texto passará automaticamente a ser agendado para publicação na revista.
  4. Não é publicável. Aqui o parecerista exporá claramente as razões pelas quais considera que o texto não pode ser publicado.

Os artigos ou ensaios que forem considerados como NÃO PUBLICÁVEIS, pelo Comitê Acadêmico Editorial ou, se for o caso, pela máxima autoridade da área requerente da Revista Scientific, não farão ajustes e acordos de nenhum tipo.

*A decisão dos pareceristas é inapelável.

Tempo estimado de Publicação

*O tempo que decorre entre a recepção do artigo e a primeira resposta dos árbitros, é de um (1) mês a dois (2) meses; e o tempo entre a recepção e o tempo estimado para sua publicação, é de três (3) meses a seis (6) meses. Uma vez que o artigo é finalmente aceito, é enviada aos autores uma carta de aceitação do artigo com a data em que será publicado.

  • Os fascículos da Revista Scientific, são publicados periodicamente (trimestralmente) no dia 05 (útil) dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro de cada ano.

Ética de Publicação e Declaração de Negligência

  • A Revista Scientific, dedica-se à publicação de artigos sob os mais altos padrões de qualidade e ética. Mantemos esses padrões de comportamento ético em todas as etapas de publicação e com todos os membros da nossa revista, entre eles: o autor, o editor da revista, o revisor e a editora.

*O plágio ou qualquer outro comportamento não ético está estritamente proibido.

Declaração de Acesso Aberto (Open Access)

  • A Revista Scientific, fornece acesso livre imediato ao seu conteúdo sob o princípio de disponibilizar ao público de forma gratuita, a pesquisa e reflexão teórica, favorecendo assim o intercâmbio de conhecimentos através da revista.

*A revista está incluída no Diretório de Revistas de Acesso Aberto DOAJ.

Políticas de Preservação Digital

  • O Instituto Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Educativo INDTEC, C.A., patrocinador da Revista Scientific, através de métodos de preservação digital, assegura o conteúdo intelectual dos documentos eletrônicos de arquivo, por longos períodos de tempo, mantendo seus atributos como integridade, autenticidade, inalterabilidade, originalidade, confiabilidade e acessibilidade.

Sobre a Licença Creative Commons (CC)

  • Os usuários podem misturar, transformar e criar a partir do conteúdo da nossa publicação para fins não comerciais, sob a condição de que toda obra derivada da publicação original seja distribuída sob a mesma licença CC-BY-NC-SA.
  • O Instituto Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Educativo, INDTEC, C.A., deve ser claramente identificado como proprietário da Revista Scientific e dos direitos autorais da publicação original.
  • Toda obra derivada, deve ser publicada e distribuída sob a mesma licença de acesso aberto CC-BY-NC-SA que é concedida na publicação original.
  • Em todo sentido, é obrigatório respeitar e mencionar o crédito que corresponde em qualquer utilização que se faça dos artigos ou ensaios da revista.
  • É totalmente proibido, utilizar os artigos ou ensaios da revista, para publicação através de outro meio editorial ou, se for o caso, em outro idioma.
  • Qualquer utilização comercial do conteúdo da nossa publicação necessitará da autorização prévia e por escrito do Editor.

*A Revista Scientific é publicada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Contribuições administrativas para a publicação

  • Publicar na Revista Scientific, não envolve custos para o autor(a) ou os autores(as) que submetem seus trabalhos à consideração (a revista é financiada com o aporte do Instituto Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Educativo INDTEC, C.A.). O manuscrito deve ser enviado para o e-mail: indtec.ca@gmail.com, junto com os documentos solicitados ao autor (tais como; a Carta de Originalidade, a Carta de Cessão de Direitos preenchidas e assinadas, a Declaração de conflito de interesse, o Currículo do(s) autor(es) e coautor(es) do manuscrito, a imagem digital do documento nacional de identidade (a cores) e o Artigo ou Ensaio adaptado ao modelo da Revista Scientific, cumprindo com as Diretrizes do autor/a. (Em caso de Programa ou Projeto, deve-se preencher o Formato de Declaração de programa ou projeto).
  • A Revista Scientific, é uma revista de acesso aberto totalmente gratuita para leitores e autores, que favorece a reutilização e o auto-arquivamento de seus artigos em bases de dados, repositórios, diretórios e sistemas de informação internacionais, o que fomenta um maior intercâmbio de conhecimento global. Isso significa que a revista não cobra dos autores para enviar artigos, nem para publicá-los uma vez aceitos. Tampouco dos leitores para acessar seus conteúdos. (De acordo com decisão assumida pela diretoria do Instituto Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Educativo INDTEC, C.A., em 01 de abril de 2019).

Formatos complementares para a submissão de artigos

Para completar a documentação para submissão do artigo, devem ser baixados os seguintes formatos que devem ser enviados completa e corretamente preenchidos através da plataforma Open Journal Systems (OJS) da revista, seguindo os passos dados na Lista de verificação para a preparação de envios. Adicionalmente, através do e-mail da revista indtec.ca@gmail.com.

Declaração de privacidade

Os nomes e os endereços de e-mail introduzidos através da plataforma Open Journal Systems da Revista Scientific, serão usados exclusivamente para os fins estabelecidos nela e não serão fornecidos a terceiros ou para uso com outros fins.

*Somente coletaremos dados necessários para a publicação de artigos ou ensaios na revista, obtidos por meios legais e justos.

Artigos originais

A REVISTA VENEZUELANA DE CIRURGIA publica artigos ORIGINAIS em ACESSO ABERTO que podem ter sido apresentados em Congressos ou Jornadas da Sociedade e/ou que são enviados diretamente pelo autor através do nosso site, direcionados a profissionais da medicina que pertençam ou não à nossa Sociedade. Para sua aprovação, o manuscrito é SUBMETIDO A UM PROCESSO DE ARBITRAGEM DUPLO-CEGO.

As arbitragens são realizadas mantendo a confidencialidade necessária, utilizando árbitros de reconhecida trajetória na área a ser avaliada, apoiando-se para suas decisões finais na Equipe Editorial da Revista. Junto ao manuscrito a ser avaliado, são enviados formatos de revisão que garantem a objetividade da avaliação.

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Licença Creative Commons Todo o conteúdo da revista, exceto onde identificado, está sob uma Licença Creative Commons

Urb. Los Altos de la Cardenera, Calle Los Pedros, Escritório nº 617.
Venezuela.


indtec.ca@gmail.com