SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 suppl.1P145/S3-P18 #ETIQUETADOCLAROYA EN MÉXICO: UN ANÁLISIS DE CONTENIDO DE LOS TWEETS CON MAYOR INTERACCIÓN DURANTE LA CAMPAÑA A FAVOR DEL ETIQUETADO DE ADVERTENCIAP147/S3-P20 DIVERSIDAD DE LA DIETA E INSEGURIDAD ALIMENTARIA EN HOGARES VULNERABLES DEL PROGRAMA APOYO A LA SEGURIDAD ALIMENTARIA DE LA REGIÓN DE ÑUBLE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Archivos Latinoamericanos de Nutrición

versión impresa ISSN 0004-0622versión On-line ISSN 2309-5806

Arch Latinoam Nutr vol.73  supl.1 Caracas oct. 2023  Epub 10-Ene-2025

 

Comunicaciones - Pósters

P146/S3-P19 SAZONALIDADE DA PROMOÇÃO DE ALIMENTOS EM ENCARTES DE SUPERMERCADOS

Ana Carla de Oliveira-Lopes1 

Prof. Ana Carolina Feldenheime-Da Silva1 

Prof Alessandra Silva Dias de Oliveira1 

Prof Flávia dos Santos Barbosa-Brito1 

Erick do Prado-Soares1 

Caroline Camila Moreira1 

1Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio De Janeiro, Brazil.


Resumo:

Introdución:

Os supermercados são um importante segmento do varejo alimentar, influenciando na aquisição de alimentos. Os encartes, além de um meio de propagação e divulgação de alimentos e ofertas, compõem o ambiente alimentar de informação. A variação sazonal é observada na produção de alimentos in natura, mas sua influência na promoção de alimentos, em especial os Alimentos Ultraprocessados é pouco estudada.

Objetivo:

analisar a influência da sazonalidade na promoção de alimentos em encartes de cinco redes de supermercados da cidade do Rio de Janeiro - Brasil.

Métodos:

Estudo observacional e descritivo, com dados de encartes veiculados entre os meses de junho de 2019 a maio de 2020. A sazonalidade foi analisada pela comparação das estações do ano (outono/inverno x primavera/verão) e das datas festivas (São João, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Dia das Mães). Foi analisada a diferença na promoção de subgrupos de alimentos ultraprocessados segundo a classificação NOVA. Panificados, carnes, refeições prontas, cereais matinais e margarina foram mais promovidos na primavera/verão e guloseimas e laticínios no outono/ inverno. Com relação das datas festivas, os alimentos mais promovidos nas datas festivas foram: no São João: laticínios, molhos, cereais matinais e espessantes; No Dia dos Pais: bebidas, laticínios e molhos; Natal/Ano Novo: panificados, carnes, adoçantes e ingredientes ultraprocessados; Carnaval: cereais matinais; Páscoa: guloseimas e bebidas; e Dia das Mães: laticínios.

Conclusão:

A alteração no padrão de promoção de alimentos segundo a sazonalidade pode ser mais um fator de estimule estímulo ao consumo de alimentos ultraprocessados.

Palavras chave: sazonalidade da promoção de alimentos; encartes de supermercados

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons