Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
-
Citado por SciELO -
Accesos
Links relacionados
-
Similares en
SciELO
Compartir
Archivos Latinoamericanos de Nutrición
versión impresa ISSN 0004-0622versión On-line ISSN 2309-5806
Arch Latinoam Nutr vol.73 supl.1 Caracas oct. 2023 Epub 14-Ene-2025
Comunicaciones - Pósters
P216/S4-P26 SAUDABILIDADE DAS CANTINAS ESCOLARES DE CINCO CIDADES BRASILEIRAS: RESULTADOS DO ESTU- DO DA COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS - CAEB
1Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte , Brazil.
2Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro , Brasil.
3Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.
4Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro , Brasil.
5Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
Introdução e Contexto:
A escola é um local estratégico para implementar intervenções de promoção da saúde para pre- venir a obesidade infantil. Contudo, a avaliação da saudabi- lidade do ambiente alimentar escolar em países de baixa e média renda não está bem descrita.
Objetivo:
Avaliar a saudabilidade de cantinas de escolas particulares de cinco capitais brasileiras.
Métodos:
Foram analisados dados de uma amostra representativa de escolas com cantinas (n=513) em cinco cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife) que fazem parte do Estudo da Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras (CAEB). Para avaliação das cantinas foi utilizado o índice de saudabilidade (IS) desenvolvido por Tavares e colaboradores (2021) que tem a finalidade de avaliar, por meio de medida síntese, a saudabilidade do estabelecimento com base na avaliação da disponibilidade de subgrupos de alimentos in natura, minimamente processados ou processados e preparações culinárias baseadas nestes alimentos (AIMPP) e da não disponibilidade de subgrupos de alimentos ultraprocessados e preparações culinárias baseadas nestes alimentos (AUPP), variando entre zero e 100. Quanto mais próximo de 100 o escore estiver, maior a saudabilidade do estabelecimento.
Resultados:
Na cidade do Rio de Janeiro o IS foi de 23.5, em Niterói 21.4, em Belo Horizonte 29.1, em Porto Alegre 32.6 e em Recife 26. As cantinas de todas as cidades analisadas obtiveram menos de 1/3 da nota máxima (100).
Conclusão:
Os dados coletados mostram uma situação preocupante quanto à disponibilidade de alimentos saudáveis nas cantinas das escolas privadas brasileiras. O indicador mostrou uma situação melhor na cidade onde as intervenções regulatórias foram implementadas, mostrando um potencial promissor dessas medidas para melhorar o ambiente de alimentação escolar.
Palavras chave: ambiente alimentar escolar; índice de saudabilidade; promoção da saúde













