Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
-
Citado por SciELO -
Accesos
Links relacionados
-
Similares en
SciELO
Compartir
Archivos Latinoamericanos de Nutrición
versión impresa ISSN 0004-0622versión On-line ISSN 2309-5806
Arch Latinoam Nutr vol.73 supl.1 Caracas oct. 2023 Epub 17-Ene-2025
Comunicaciones - Pósters
P265/S5-P10 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PRIMEIRISSÍMA INFÂNCIA: QUATRO EIXOS DE ATUAÇÃO PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DE EAN EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1CREN - Centro De Recuperação E Educação Nutricional, São Paulo, Brazil.
Introdução:
A primeiríssima infância representa uma fase da vida determinante para adoção de hábitos, com potencial de reverberar ao longo da vida. Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nesta fase representam uma estratégia fundamental para promoção de saúde e prevenção de desvios nutricionais. Para efetividade das ações é preciso que estas se relacionem com os diversos aspectos da vida e do cotidiano dos bebês e das crianças, e não se limitem apenas às características nutricionais dos alimentos e ao consumo alimentar.
Objetivo:
Ampliar e difundir reflexões e práticas sobre as temáticas e abordagens de EAN no contexto da Educação Infantil.
Método:
O projeto Experiências que Alimentam II, desenvolvido pelo CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional entre 2020 e 2023, foi realizado em 50 Centros de Educação Infantil (CEIs) em uma região de alta vulnerabilidade socioeconômica no município de São Paulo, por meio de ações estruturadas em quatro eixos complementares: formações de educadores e equipe de apoio dos CEIs, acompanhamento de famílias, desenvolvimento de materiais pedagógicos e de um ambiente virtual para todo o público do projeto.
Resultados:
O projeto capacitou diretamente 217 profissionais dos CEIs e contatou 346 famílias vinculadas às unidades escolares participantes. Os materiais pedagógicos e o ambiente virtual desenvolvidos foram disponibilizados às equipes e famílias dos CEIs participantes. Após participação no projeto, 79% dos gestores das unidades escolares identificaram mudanças na percepção dos educadores sobre a alimentação e EAN e 76% dos educadores se sentem mais apropriados sobre o tema e preparados para desenvolver o trabalho em EAN. As equipes dos CEIs passaram a enxergar a EAN e a alimentação dos bebês e crianças de forma mais ampla, reconhecendo a sua multidimensionalidade, que engloba dimensões culturais, sociais, afetivas, econômicas e ambientais, além da qualidade dos alimentos; tendo nas famílias, parceiros fundamentais para a construção desse trabalho.
Conclusão:
A realização de ações combinadas de formação, apoio e aprofundamento em EAN se mostrou uma estratégia efetiva para ampliação e difusão de propostas nesta temática em centros de educação infantil.
Palavras chave: educação alimentar e nutricional; saúde infantil; promoção de saúde













