Interciencia
versión impresa ISSN 0378-1844
INCI v.29 n.6 Caracas jun. 2004
REUNIÃO DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES CIENTÍFICOS
Conhecida pelo acrônimo IFSE, de International Federation of Scientific Editors, a Federação Internacional de Editores Científicos celebra cada dois anos sua reunião regular, na qual editores científicos de todo o mundo discutem assuntos relacionados à comunicação científica e as publicações, intercambiam experiências sobre seus modos de fazê-las e os desenvolvimentos recentes no seu campo em busca de soluções a seus problemas.
Este ano, a reunião da IFSE terá lugar pela segunda vez na América Latina. É a vez agora do México. Na cidade de Mérida, Yucatán, se realizará nos dias 10 a 14 do próximo mês de outubro, a Duodécima Conferência Internacional de Editores Científicos (IFSE-12). Os temas centrais do encontro são: "Tendências Futuras na Edição e Publicação Científicas" e "Aproximando a Ciência à Sociedade".
Através de conferências plenárias, atelieres e sessões de discussão e de cartazes, se discutirão temas específicos de grande relevância para os interessados no campo, como são, entre outros, as novas tendências nas publicações científicas, as publicações eletrônicas e as revistas de livre acesso, o futuro da revisão por pares, a publicação científica nos países em desenvolvimento e o treinamento do editor científico. Igualmente se abordarão temas de interesse geral, como são a ética da publicação científica e a ciência nos meios massivos de comunicação.
O objetivo primário da Federação é o melhoramento da comunicação científica em todo o mundo. Nesse marco, a organização dedica-se dar resposta à necessidade de difusão da ciência em países e regiões menos desenvolvidas, que dessa maneira podem beneficiar-se da experiência acumulada e a organização das áreas mais avançadas. Busca igualmente promover publicações das áreas menos desenvolvidas que contem informação de interes crescente para o resto do mundo.
É nesse contexto que a celebração desta conferência em um país da América Latina desperta particular interesse para nós. Se trata de uma excelente oportunidade para intercambiar experiências, aprender, mostrar conquistas e buscar vias adequadas para superar inconvenientes.
É também ocasião propícia para discutir iniciativas que conduzam à criação de uma, muito necessitada, Associação Latino-americana de Editores Científicos, que sirva de plataforma para a cooperação e o intercâmbio de experiências além dos respectivos âmbitos nacionais. A produção científica da região, sendo marginal no âmbito mundial, se concretiza em várias centenas de publicações periódicas e séries monográficas, das quais talvez não sejam mais de uma centena as que qualificariam para ser consideradas, em um contexto mundial de alta exigência, como revistas ou séries de primeira linha. Devemos superar esta situação.
Não há duvida de que o melhoramento da qualidade, a integração de iniciativas hoje dispersas, a colaboração em esforços editoriais duplicados e o aumento de mercados são açoes necessárias que se facilitariam e cujos resultados se consolidariam ao atuar conjuntamente.
Uma atução mancomunada dos editores a nível regional poderia, além disso, servir para que as instituições que auspiciam e financiam as publicações científicas, e os órgãos nacionais de ciência e tecnologia, respondessem de maneira adequada às necessidades das revistas, freqüentemente restringidas nas suas possibilidades de produção, de melhoramento e de inserção na corrente principal das publicações científicas a nível mundial.
A exitosa celebração, em agosto de 2000, da IFSE-10 no Brasil e os esforços de organização da próxima reunião no México (www.ifsemex.org) permitem prever uma nutrida assistência e grande êxito da IFSE-12.
Miguel Laufer
Diretor