SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1The next thirty yearsSistemas neurales de retroalimentación durante el ciclo reproductivo anual de la oveja: Una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

INCI v.31 n.1 Caracas ene. 2006

 

OS PRÓXIMOS TRINTA ANOS

Interciência. contrario a predições recentes, chega a seu volume 31. Ao olhar adiante o panorama que se apresenta, é de grande otimismo e grande incerteza.

Otimismo porque a ciência e a tecnologia avançam, apesar dos múltiplos questionamentos que por seus modos e conteúdos fazem no seu papel social, assim como nos seus aspectos éticos tantas vezes violados em maior ou menor grau. Os benefícios para a humanidade oferecem um balanço que faz pensar que por muitos anos a investigação seguirá possuindo plena vigência.

Incerteza pela permanente insegurança financeira a que está submetida a revista, um mal que compartilhamos com muitas das publicações produzidas no sul. É incerteza e não pessimismo, porque não sempre foi assim e porque quando foi, encontraram-se soluções que têm permitido o aparecimento pontual de duzentos e vinte e dois números.

Faz qua se meio século, um jovem investigador venezuelano que logo ocupou importantes posições no setor científico-tecnológico do país, insistia que entrar na carreira de investigador era como ter um cheque no bolso para toda sua vida. De fato, ingressar na carreira, o qual obedecia a urna clara vocação de buscar a verdade e servir à sociedade, juntamente a um desprendimento pelas coisas materiais, oferecia excelentes perspectivas naqueles tempos. No entanto, se deixavam de lado duas considerações importantes. Urna delas é que em várias etapas da vida nacional as remunerações dos científicos a dedicação exclusiva têm sido péssimas. A outra é que não se permitia a atividade do investigador como algo que podia depender das vicissitudes políticas.

Ambas considerações são válidas para muitos de nossos países, em especial a segunda. Abundam os exemplos de migrações massivas de científicos por razões de perseguição e pressão de índole política. Apesar de grandes esforços posteriores, em nenhum caso se registra urna recuperação substancial do potencial perdido.

As revistas científicas, que sem dúvida representam parte importante da produção registrável, não escapam aos problemas gerais da ciência e a tecnologia. O fator financeiro parece ser independente do progresso da publicação. Algumas poucas têm apoio suficiente de instituições ou movemos, mas seu nível acadêmico ou sua periodicidade deixam muito a desejar. Outras registram êxitos acadêmicos e editoriais, mas sua sobrevivencia é precária.

No caso de Interciência, apesar de que investigadores de um bom número dos países da região submetem um total de mais de quatrocentos trabalhos ao ano para revisão e eventual publicação, e de seu infalível aparecimento mensal, a incerteza sobre sua continuidade obscurece o panorama.

Mas isto não é obstáculo para continuar e buscar melhorias. Elas têm de proceder progressivamente, respeitando o caráter e a tradição, sem por isto evitar as mudanças. Conscientes do futuro eletrônico da difusão científica, Interciência mantém urna versão eletrônica com a totalidade dos conteúdos dos últimos treze anos inteiramente abertos a todos. Além disso, faz alguns meses e com patrocínio do governo tem sido regularizada a presença da revista na coleçã o venezuelana de SciELO.

O primeiro número deste volumen 31 introduz una discreta modificação que consideramos de valor. A localização dos resumos dos artigos, por trinta anos presentes no final da revista, em bloco e nos três idiomas, serão de agora em diante colocados junto a cada trabalho. No começo o resumo no idioma original, e no final os resumos nos outros dois idiomas. Con isto se busca fazé-los mais fácilmente disponíveis para o leitor de outros idiomas e prover ao autor com um só corpo que os inclua.

Mudançãs de fundo irão se incorporando. Além da renovação necessária da Junta Consultiva Editorial Iniernacional, as orientações e prioridades irão se atualizando. Este último não resulta simples para urna revista de caráter e tradição multidisciplinários, mas é necessário em virtude do alto número, já dificilmente manipulável, de manuscritos que se recebem. Os trabalhos sobre temas especializados e puntuais terão espaço somente enquanto contenham aportes metodológicos novedoso s ou apresentem resultados de particular relevância, enquanto se valorizará especialmente a temas que sejam de interesse para o desenvolvimento da região e o benestar de nossos povos.

O entusiasmo e a vontade de fazer durante outros trinta anos existe. Esperamos que exista também o apoio necessário e oportuno para seguir prestando um serviço de utilidade a toda a comunidade de científicos e tecnólogos da América, o que nos enche de orgulho.

Miguel Laufer

Diretor