SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6EFECTOS DE Aeromonas caviae CO-CULTIVADA EN INTESTINO DELGADO DE RATÓNCONFIABILIDAD DE LA TÉCNICA RAPD PARA EL ANÁLISIS DE GERMOPLASMA DE AJONJOLÍ (Sesamum indicum L.) DE VENEZUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

LOPEZ-LOPEZ, Miguel Ángel; VELAZQUEZ-MARTINEZ, Alejandro; ACOSTA-MONTOYA, Juan  y  ESTANOL-BOTELLO, Elizabeth. DECLÍNIO DA BIOMASSA EM MUDAS DE "SACRED-FIR" PLÂNTULAS). INCI [online]. 2006, vol.31, n.6, pp.451-455. ISSN 0378-1844.

Nos bosques localizados no Sudoeste da Cidade do México tem-se observado uma declinação do oyamel Abies religiosa (H.B.K.) Schl. et Cham. Durante os últimos 25 anos. A caracterização deste fenômeno desde diferentes pontos de vista é importante si se pretende incrementar o conhecimento sobre o problema e propor soluções viáveis. Por esta razão se estudaram as mudanças nos padrões de distribuição de biomassa em plântulas de 7 anos de idade, como resultado da declinação. Estabeleceu-se um experimento completamente aleatório com três níveis de dano como tratamentos: ligeiro, intermediário e severo, e oito repetições por tratamento. A biomassa dos componentes das plântulas se reduziu significativamente a medida que se incrementou o dano. A raíz foi o componente mais afetado, seguido dos galhos. No entanto, estas últimas acumularam biomassa com o tempo, produzindo um desbalanço entre a biomassa aérea e subterrânea. Mesmo quando este desbalanço se compensa pela queda da folhagem, traz como consequência uma redução da quantidade de carbono fixado.

Palabras clave : Abies religiosa; Biomass Distribution; Forest Decline; Seedling.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés