SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número6The interciencia awardAlteración de la fertilidad del suelo por el cambio climático y su efecto en la productividad agrícola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

INCI v.32 n.6 Caracas jun. 2007

 

O PRÊMIO INTERCIÊNCIA

Consciente do valor que reveste o reconhecimento por parte da comunidade científica mesma ao destacado trabalho e trajetória dos investigadores, a Associação Interciência instituiu em 2003 os Prêmios Interciência. Através deles se honra o esforço realizado por nossos científicos em favor do progresso da ciência, de nossas nações e de seus povos, sem comprometer a instituições ou governos locais que pudessem estar sujeitos a considerações alheias aos valores intrínsecos da ciência.

Nos últimos três anos, entre 2004 e 2006, a concessão dos Prêmios Interciência foi possível graças à intervenção da ACFAS, a Association Francophone pour le Savoir, membro correspondente canadense da Associação Interciência. As gestões de ACTAS culminaram, por uma parte, na obtenção de um generoso donativo do Governo do Canadá que permitiu estabelecer um fundo para a concessão anual de um galardão internacional nas áreas de Ciências da Vida e em Ecología e Biodiversidade. Por outra parte, a empresa canadense Hydro-Québec assumiu o financiamento direto de um reconhecimento a ser outorgado anualmente nas áreas de Energía e Ambiente.

Devido a mudanças no padrão de mercado, por parte desta última empresa na América Latina, onde mantinha operações no Chile, Panamá e Perú, o patrocínio e, por conseguinte, o Prêmio Interciência em Energía e Ambiente tem sido suspendido. O mesmo, restringido pelo patrocinador a países do cone sul, pôde ser concedido por três anos consecutivos em reconhecimento aos aportes sobressalentes de seus investigadores nos campos respectivos. Resultaram galardoados em anos sucessivos três proeminentes investigadores argentinos, José Manuel Fink por seus aportes em energía nuclear, Miguel Laborde por sua contribuição ao desenvolvimento de novos combustíveis, e Pedro José Depetris por seus estudos em química ambiental.

Esperamos que em um futuro próximo possa restituir-se esta iniciativa, sem a restrição regional antes imposta e sim, com validez para todos os científicos e tecnólogos que trabalham ao sul do Río Grande, qualquer que seja o país onde desenvolvem suas atividades investigativas. O patrocínio necessário está pendente.

No referente aos prêmios em Ciências da Vida e em Ecología e Biodiversidade, a Associação Interciência decidiu, desde o começo, alternar os dois campos em anos sucessivos. É assim como resultaram ganhadores do prêmio, em suas três primeiras edições, Mayra De La Torre do México por sua contribuição ao desenvolvimento da engenharía de bio-processos e biotecnologia na região, Rodrigo Gómez-Lobo de Costa Rica por seus destacados esforços conservacionistas, e Gonzalo Halffter do México por seu importante papel no desenvolvimento das biociências e no estudo da biodiversidade.

Para a seleção do ganhador o Comitê Executivo da Associação Interciência designa em cada oportunidade um júri internacional ad hoc e este por sua vez solicita a assessoria de conotados científicos dos países membro para a avaliação das candidaturas apresentadas. Os prêmios são outorgados com base na qualidade científica do trabalho dos candidatos postulados, sua repercussão na respectiva especialidade e seu impacto no país e a região.

Para este ano de 2007 há sido aberto o período de postulação de candidaturas para o Prêmio Interciência em Ecología e Biodiversidade. As mesmas deverão ser feitas pelas Associações Membro antes do día 15 de setembro e os requisitos solicitados deverão ser remitidos ao Diretor Executivo da Associação.

Miguel Laufer

Diretor, Interciência, Presidente, Associação Interciência