SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número12Estado del arte en el uso de indicadores y puntos de referencia en la lucha contra la desertificación y la sequía en América Latina y el CaribeVariables relacionadas con la producción de leche de ganado Holstein en agroempresas familiares con diferente nivel tecnológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

MAITTO CAPUTO, Marina; DE ALMEIDA SILVA, Marcelo; GOMES FERREIRA DE BEAUCLAIR, Edgar  y  DE CASTRO GAVA, Glauber José. Acúmulo de sacarose, produtividade e florescimento de cana-de-açúcar sob reguladores vegetais. INCI [online]. 2007, vol.32, n.12, pp.834-840. ISSN 0378-1844.

Reguladores vegetais têm sido utilizados com sucesso em cana-de-açúcar (Saccharum spp. Híbrido) para antecipação da maturação e controle do florescimento. Pouca informação se tem das interações entre novos genótipos e produtos sobre esses atributos. Este estudo objetivou determinar a resposta de genótipos de cana-de-açúcar à aplicação de dois reguladores vegetais sobre o acúmulo de sacarose, a produtividade e o florescimento. O ensaio foi instalado em março de 2004 próximo a Jaú, SP, Brasil. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em parcelas sub-divididas, com quatro repetições, constituído pela combinação de sete genótipos e de três manejos de condução da maturação: sulfometuron-metil (15g i.a.·ha-1), etefon (480g i.a.·ha-1) e testemunha. A pol na cana foi determinada aos 0, 21, 42, 63, 84, 105 e 126 dias após a aplicação (DAA), além dos atributos florescimento, "isoporização", produtividade de colmos e de açúcar aos 126 DAA. Observou-se que, para a maioria dos genótipos, o emprego dos maturadores antecipou a colheita em 21 dias em relação à testemunha, sendo o etefon indicado para colheita entre 42 e 84 DAA, e o sulfometuron-metil para o período entre 105 e 126 DAA. Os dois produtos controlaram o florescimento. Para a maioria dos genótipos, os maturadores não afetaram a produtividade de colmos. O sulfometuron-metil e o etefon aumentaram a produtividade de açúcar do genótipo IAC89-3124. O IAC91-2195 apresentou produtividade de açúcar maior com a aplicação de etefon. A produtividade de açúcar foi menor no SP80-1842 com o emprego de sulfometuron-metil.

Palabras clave : Etefon ; Maturação ; Produção ; Saccharum spp.; Sulfometuron-metil .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués