SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número8Bioseguridad y Seguridad: Aplicabilidad de la seguridad biológicaLa sustentabilidad de los sistemas campesinos analizada desde dos enfoques: Estados vs. Procesos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

ARREDONDO-LEON, Carlos; MUNOZ-JIMENEZ, Julio  y  GARCIA-ROMERO, Arturo. Mudanças recentes nas tendências da dinâmica de paisagens do México Central.. INCI [online]. 2008, vol.33, n.8, pp.569-577. ISSN 0378-1844.

Estudaram-se as tendências recentes da dinâmica da paisagem em distintos ecossistemas florestais da bacia do rio Tuxpan (1887,5km2 e 620-3640msnm), no estado de Michoacán, México. Os mapas de paisagens se obtiveram a partir da interpretação, em SIG-ILWIS ver. 3.0, das coberturas do solo em quatro datas (1976-2000). Para a tipologia se considerou a origem, o desenvolvimento fisionômico da vegetação e a permanência do distúrbio associado ao uso do solo. Os mapas se cruzaram entre si, se calcularam superfícies, porcentagens de mudança e índices de transformação média anual; foram elaboradas matrizes de transição para identificar os principais processos de mudança. Para explicar a distribuição da dinâmica da paisagem se aplicou um método da geografia da paisagem que utiliza as unidades de relevo e a vegetação potencial para determinar sistemas de paisagens. A área compreende três padrões de dinâmica da paisagem: i. abetal de altos cumes vulcânicos (>3100msnm) com alta conservação, mas tendência ao incremento do cultivo tradicional e ao desflorestamento; ii. bosques de pinho-encino de cumes e de ladeiras vulcânicas altas (1900-3100) e selva baixa caducifólia do basamento sedimentário (<1700) com alto desflorestamento e intensificação do uso, mas tendência ao abandono do cultivo e expansão da vegetação secundária; e iii. bosque de pinho-encino de ladeiras vulcânicas baixas (1700-2600) com a maior transformação herdada e tendência à intensificação do uso do solo em assentamentos humanos e plantações florestais.

Palabras clave : Land Use; Land-Cover Dynamics; Landscape; Mexico; Temperate Forests.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés