SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Técnica de micromarsupialización en ránula oral: reporte de dos casos clínicos en paciente infantilManejo estomatológico de mínima invasión en paciente pediátrico con tetralogía de Fallot: reporte de un caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Odontopediatría Latinoamericana

versión On-line ISSN 2174-0798

Resumen

MOLINA FELIZOLA, Viridiana Guadalupe; CRUZ, Eduardo; MONDRAGON, Tatiana  y  MENDOZA, Abraham. Infecções peri-orais na infância: Apresentação de dois casos clínicos de impetigo. Rev Odontoped Latinoam [online]. 2023, vol.13, e-422552.  Epub 27-Mar-2024. ISSN 2174-0798.  https://doi.org/10.47990/alop.v13i1.552.

Existem vários diagnósticos clínicos diferenciais de lesões periorais infecciosas na infância, sendo os mais frequentes: herpes labial, queilite angular (queilocandidíase) e impetigo, sendo este último uma infecção bacteriana prevalente em crianças, acometendo a região labial e perioral, cujo diagnóstico é principalmente baseado em achados clínicos e na análise cuidadosa da anamnese.

Objetivo:

Apresentar dois casos clínicos de impetigo bolhoso em pacientes pediátricos, destacando as características, comparando-os e contrastando-os com os principais diagnósticos diferenciais.

Relato de caso.

Apresentam-se dois casos de pacientes do sexo masculino (irmãos gêmeos) de 10 anos de idade com histórico de sequência de Pierre Robin, que compareceram à clínica de Odontopediatria da ENES, UNAM, unidade León, apresentando múltiplas lesões ulcerativas, localizadas na zona perioral, referindo duas semanas de evolução.

Diagnóstico.

Estabeleceu-se o diagnóstico clínico de: impetigo bolhoso para ambos os pacientes.

Plano de tratamento.

Foram indicadas medidas rigorosas de higiene geral e nas áreas afetadas, eliminando também qualquer objeto que atuasse como fômite, evitando o compartilhamento de produtos de higiene pessoal, além disso, foi indicada a aplicação de creme de mupirocina 2%, realizando o acompanhamento em 14 e 30 dias até a cura completa.

Conclusões.

Frequentemente, o impetigo perioral é confundido com outras infecções presentes nessa localização com manifestações clínicas semelhantes e, em alguns casos, geralmente é tratado erroneamente. Destaca-se, portanto, a importância de se realizar um interrogatório adequado, um exame clínico minucioso e uma análise clínica diferencial neste tipo de lesões.

Palabras clave : impetigo; queilite; odontopediatria; medicina bucal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )