ISSN 2665-0150
versão Online

Instruções aos autores

Alcance e política editorial

Más Vita. Revista de Ciências da Saúde é uma publicação científica respaldada pela Associação Venezuelana de Investigação Social em Prol da Humanidade (ACVENISPROH). Sua missão é impulsionar a promoção, o desenvolvimento e o fortalecimento da cultura investigativa no âmbito das ciências da saúde, tanto em nível regional quanto nacional e internacional. A revista oferece um espaço para a divulgação de avanços e resultados de pesquisa, dirigido a pesquisadores emergentes e consolidados que desejam compartilhar suas contribuições com a comunidade científica.

Com periodicidade trimestral, a Más Vita publica quatro edições por ano, recebendo contribuições de autores nacionais e internacionais. Os trabalhos devem ser inéditos, cumprir altos padrões de qualidade científica e podem ser apresentados em diversos formatos: pesquisas originais, revisões bibliográficas, relatórios de desenvolvimento tecnológico, ensaios científicos, bem como propostas de modelos e inovações. É requisito indispensável que os manuscritos não estejam sendo avaliados simultaneamente em outras revistas.

A seleção dos artigos baseia-se em critérios de originalidade, relevância social, rigor científico, atualidade e contribuição para o campo. Para garantir transparência e objetividade na avaliação, aplica-se o sistema de revisão por pares duplo-cego, no qual os manuscritos são avaliados por especialistas temáticos com sólida formação metodológica.

Forma e preparação dos manuscritos

Aspectos gerais

  1. As normas para publicação na Más Vita são as Normas de Vancouver.
  2. Poderão ser publicados todos os trabalhos realizados por pesquisadores nacionais ou estrangeiros, desde que atendam aos critérios de qualidade científica exigidos.
  3. Serão incluídos artigos relacionados a pesquisas concluídas, revisões bibliográficas, relatórios de desenvolvimento tecnológico, ensaios científicos, propostas de modelos e inovações educacionais, produtos da elaboração de trabalhos de graduação e tese de doutorado, trabalhos de ascensão ou projetos institucionais. Os trabalhos apresentados devem ser uma contribuição para o campo das ciências da saúde.
  4. É importante ressaltar que a entrega do trabalho não implica compromisso de publicação. Esta só será efetivada mediante aprovação do Comitê de Arbitragem e será notificada ao autor ou autores por e-mail, no qual será incluída a declaração de publicação. Ter uma carta de aceitação do artigo não exclui os autores de realizar modificações no artigo a pedido do Comitê Editorial.
  5. A avaliação do artigo será feita conforme critérios de: originalidade, pertinência social, atualidade, contribuições, rigor científico e cumprimento das normas editoriais estabelecidas nesta revista.
  6. Recomenda-se ao(s) autor(es) não enviar simultaneamente o mesmo artigo para outras revistas.
  7. Se o Comitê Editorial ou os árbitros detectarem plágio, o artigo será devolvido ao autor e este será sancionado por dois anos, período no qual não poderá publicar nesta revista.
  8. Será solicitado aos autores a cessão dos direitos patrimoniais dos artigos publicados para que a revista possa publicá-los em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo a Internet.
  9. O artigo pode ser apresentado nos formatos OpenOffice ou Microsoft Word.
  10. Todo artigo será submetido a um rigoroso processo de arbitragem. O sistema selecionado pelo Comitê Editorial da Más Vita. Revista de Ciências da Saúde
  11. é o duplo-cego. No sistema duplo-cego (Double–blind review), os árbitros não conhecem a identidade ou afiliação acadêmica dos autores e estes, por sua vez, desconhecem quem está avaliando o artigo.
  12. Sugere-se ao autor ou autores omitir referências diretas a outras publicações de sua autoria. Isso pode dificultar a avaliação (Double–blind review).
  13. Recomenda-se que o número de coautores do artigo não seja superior a 4. Em caso de número maior de autores, deverá ser apresentada comprovação de participação em projeto de pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior (IES), Centro de Pesquisa, Redes de Pesquisa ou entidades afins que validem o número de autores propostos. Se o artigo for um caso clínico ou experimental, deve estar acompanhado da declaração de Bioética correspondente.
  14. O artigo original deve incluir no cabeçalho: nome do autor ou autores, grau acadêmico alcançado e nome da instituição a que pertence(m), e-mail(s) e o código ORCID de cada um, e a instituição de afiliação correspondente. Pode incluir até duas (2) afiliações institucionais.
  15. Todos os autores devem se registrar no OJS da revista.
  16. Agradecemos informar seu número de registro ORCID ID. É obrigatório. Caso não possua, deverá se registrar em: https://orcid.org/.
  17. Se o autor ou autores possuem mais de um identificador (Research Gate, Academia, Google Scholar ou outro), deve adicioná-lo tanto no registro do OJS quanto nos dados enviados por e-mail (caso utilize esse sistema para envio do artigo).
  18. O artigo deve ser acompanhado de uma declaração dirigida ao Comitê Editorial.

Forma e preparação do manuscrito

A Más Vita adere às Normas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas (ICMJE) na versão de 2016, disponíveis em http://www.icmje.org/recommendations/translations/spanish2016.pdf e http://www.icmje.org/recommendations/translations/.

  • O artigo pode ser apresentado nos formatos Open Office ou Microsoft Word.
  • Todo artigo deve incluir no cabeçalho: nome do autor ou autores; grau acadêmico alcançado e nome da instituição a que pertence(m), telefones (fixo e celular), endereço, e-mail(s) e o código ORCID de cada um.
  • Além disso, deve incluir uma síntese curricular de no máximo cinco (5) linhas, referindo-se aos graus acadêmicos mais recentes e à instituição em que trabalha.
  • Todos os títulos dos trabalhos devem ser apresentados sem abreviações em espanhol e inglês.
  • Todos os artigos incluirão um resumo estruturado com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras. Deve ser acompanhado por sua versão em espanhol e inglês. Recomenda-se ao autor ou autores evitar o uso de tradutor eletrônico para elaboração dos resumos e títulos em outro idioma.
  • O resumo deve conter os seguintes elementos: a) introdução; b) objetivos ou propósitos; b) materiais e métodos/metodologia; c) resultados; d) discussão/desenvolvimento e e) conclusões. As palavras-chave (mínimo 3 e máximo 6) devem ser colocadas ao final de cada resumo, tanto em espanhol quanto em inglês; separadas por ponto e vírgula, em minúsculas.
  • Para a seleção das palavras-chave, deve-se utilizar os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&interface_language=e&previous_page=homepage&previous_task=NULL&task=start) ou o Medical Subject Headings (MeSH).
  • De acordo com a natureza do trabalho, os artigos terão as seguintes características:

Artigo original: é um estudo inédito e definido com base estritamente no método científico. A extensão do texto será de no mínimo 10 e no máximo 20 laudas. Deve ser apresentado com o esquema: título, resumo, introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências. Serão admitidas até 5 figuras e/ou tabelas.

Artigo de revisão: refere-se a um tema de interesse geral no qual se faz uma revisão bibliográfica atualizada com análise incluída. A extensão do texto será de no mínimo 10 e no máximo 20 laudas. Deve ser apresentado com o esquema: título, resumo, introdução, desenvolvimento do tema, discussão, conclusões e referências. Serão admitidas até 4 figuras e/ou tabelas.

Relato de caso clínico: consiste na descrição de patologias e/ou diagnósticos novos, pouco comuns ou de difícil tratamento. A extensão do texto será de no mínimo 10 e no máximo 20 laudas. Deve ser apresentado com o esquema: título, resumo, introdução, descrição do caso, discussão, conclusões e referências. Serão admitidas até 4 figuras e/ou tabelas.

Ensaios: expõe um tema em profundidade referente à área da saúde, no qual o autor analisa e argumenta sua opinião com bibliografia consultada e destaca as contribuições mais significativas do tema abordado. A extensão do texto será de no mínimo 6 e no máximo 20 laudas. Deve ser apresentado com o esquema: título, resumo, introdução, desenvolvimento do tema, conclusões e referências. Serão admitidas até 4 figuras e/ou tabelas (opcional).

Outras contribuições: no caso de artigos que não se enquadrem nos esquemas indicados, o Comitê Editorial considerará os aspectos que devem ser contemplados, em acordo com os autores.

  • Quadros, gráficos, tabelas, imagens e ilustrações devem ser incluídos no artigo com especificação de número, título e fonte, conforme indicado nas Normas do Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas (ICMJE) na versão de 2016 (disponíveis em: http://www.icmje.org/recommendations/translations/spanish2016.pdf e http://www.icmje.org/recommendations/translations/).
  • Todas as imagens e palavras que aparecem nos gráficos devem ser facilmente legíveis na publicação digital. Caso contrário, o trabalho será devolvido para correção deste aspecto.
  • A apresentação de citações e referências será feita de acordo com os requisitos do Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas (ICMJE, na sigla em inglês), também conhecidas como Normas de Vancouver, cujas traduções estão disponíveis em diversas línguas (http://www.icmje.org/recommendations/translations/).
  • O trabalho aceito que tiver observações, segundo critério dos árbitros, será devolvido ao autor para que realize as correções pertinentes. Uma vez revisado pelo autor, deve ser enviado ao Conselho Editorial em um prazo aproximado de sessenta (60) dias úteis.

O trabalho não aceito será devolvido ao autor ou autores com as observações correspondentes. Este não poderá ser arbitrado novamente por esta revista.

Fica entendido que, uma vez enviado o artigo à Más Vita. Revista de Ciências da Saúde, e iniciado o processo de arbitragem, o autor aceita este processo e, consequentemente, compromete-se a publicá-lo apenas nesta revista. Lembre-se de que, sob nenhuma circunstância, deve enviar o artigo simultaneamente para mais de uma revista.

Envio do artigo

  1. O artigo deve ser enviado para o seguinte e-mail: masvitarevista@gmail.com
  2. Também pode ser enviado através do OJS da revista Más Vita. Revista de Ciências da Saúde, após o registro como autor.
  3. Juntamente com o artigo, e de acordo com sua preferência de idioma, o autor deve enviar a Carta de Originalidade em espanhol | Carta de Originalidade em inglês.

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Licença Creative Commons Todo o conteúdo desta revista, exceto onde indicado de outra forma, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Avenida Bolívar c/c Avenida las Industrias, CC Residencias Executivas las Industrias, Villa de Cura, Estado Aragua; Venezuela.


acvenisproh@gmail.com