SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue2Alteraciones ultraestructurales en la microvasculatura de la región de la cara en pacientes VIH.Solubilidad y dureza superficial de cerámicas odontológicas después de ser expuestas a fluido gástrico artificial: Estudio in vitro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Odontológica Venezolana

Print version ISSN 0001-6365

Abstract

GONCALVES, Patrícia Elaine et al. Amamantamiento versus hábitos bucales deletéreos: ¿Existe una relación causal?. Acta odontol. venez [online]. 2007, vol.45, n.2, pp.182-186. ISSN 0001-6365.

O aleitamento materno é uma importante fonte de alimentação para o recém nascido, além de ser também um estimulante ortopédico natural ao crescimento normal dos maxilares. O trabalho avaliou a percepção de mães quanto a importância do aleitamento; até que idade a criança deve ser amamentada naturalmente, e investigar se existe uma relação causal deste último com a aquisição de hábitos bucais deletérios. Observou-se que 88,52% das mães associaram o aleitamento materno à saúde geral da criança; e somente 1,64% à saúde bucal. Apesar de 73,8% mencionarem que deve amamentar a criança por mais de 6 meses, conforme preconizado pela OMS/UNICEF, apenas 54,1% a realizam. Observou-se uma relação da presença de hábito de sucção de chupeta, àquelas crianças em que o período de aleitamento foi curto, a prova estatística empregada foi o teste qui-quadrado (p<0,05). Conclui-se que há necessidade de divulgação da importância do aleitamento na saúde bucal da criança.

Keywords : Aleitamento materno; aleitamento; hábito bucais sucção não-nutritiva; desmame; saúde bucal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish