SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1Caracterización de la cuenca del río canoabo en el estado Carabobo, Venezuela. I.: Análisis climático y de producción de aguaColecta y rescate del conocimiento local de algodones nativos en las costas de los estados Falcón y Aragua, Venezuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Agronomía Tropical

versión impresa ISSN 0002-192X

Resumen

CORASPE-LEON, Héctor M et al. Absorção de formas de nitrogênio amoniacal e nitrica pela batateira na produção de tubérculo-semente. Agronomía Trop. [online]. 2009, vol.59, n.1, pp.45-58. ISSN 0002-192X.

O N é constituinte estrutural de proteínas, de muitos metabólitos envolvidos na síntese e transferência de energia e mesmo de ácidos nucléicos. O nitrogênio pode ser absorvido pelas plantas na forma de nitrato (NO3-) ou amônio (NH4+). A absorção de nitrato varia conforme a cultivar e intensidade luminosa como pode ser constatado em diversas culturas. O objetivo deste trabalho foi deter­minar a forma de N (N-NH4+ ou N-NO3-) mais absorvida pelas plantas de batata na produção de tubérculos-semente, usando o isótopo 15N. O experimento foi realizado em condições de casa-de-vegetação durante os meses de agosto a novembro de 2006 nas instalações do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Foi desenvolvido em vasos plásticos de 2,3 l de capacidade usando como substrato argila expandida. O delineamento experimental empregado foi o de blocos completos ao acaso com cinco tratamentos, referentes às épocas de aplicação do NH4NO3 marcado: 14, 28, 42, 56 e 70 DAT, e três repetições. Foi usada a solução nutritiva IAC, modificada quanto ao fornecimento de N, K e Ca, substituindo-se o nitrato de cálcio e nitrato de potássio pelo nitrato de amônio enriquecido com 15N. Para determinar a eficiência de utilização do N do nitrato de amônio das plantas de papa marcadas com 15N, baseou­se no princípio da diluição isotópica, considerando-se o enriquecimento em % de átomos de 15N, a quantidade de 15N na planta e descontando-se a variação natural do isótopo estável 15N. A forma preferencial de absorção do nitrogênio no estádio inicial de desenvolvimento foi a amoniacal, tornando-se a nítrica após 56 dias (formação de tubérculos). O aproveitamento de N pelas plantas, porém, foi sempre maior com a forma amoniacal aplicada em todos os estádios, com exceção aos 28 dias e no final do ciclo.

Palabras clave : Solanum tuberosum; absorção de nitrogênio; nutrição mineral; solução nutritiva; 15N; argila expandida; batata semente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español