SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Biomarcadores óseos y su relación con la densidad mineral ósea en adultas jóvenes y adolescentes en su primer año pospartoNiveles de Ocratoxina A y Aflatoxinas totales en cafés de exportación de Panamá por un método de ELISA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Archivos Latinoamericanos de Nutrición

versión impresa ISSN 0004-0622

Resumen

CLOSS, Vera Elizabeth; PANDOLFO FEOLI, Ana Maria; GOMES, Irenio  y  AUGUSTIN SCHWANKE, Carla Helena. Healthy eating index of elderly: description and association with energy, macronutrients and micronutrients intake. ALAN [online]. 2014, vol.64, n.1, pp.34-41. ISSN 0004-0622.

Índice de alimentação saudável de idosos: descrição e associação com ingestão de energia, macronutrientes e micronutrientes. O objetivo deste estudo foi descrever o Índice de Alimentação Saudável (IAS) de idosos do Sul do Brasil e sua associação com a ingestão de energia, macronutrientes e micronutrientes. Foi realizado um estudo transversal com 186 idosos com 60 anos ou mais, do Serviço de Geriatria do Hospital São Lucas, Porto Alegre, Brasil. Os dados relativos ao consumo alimentar foram coletados através de dois recordatórios de 24 horas, e a qualidade da dieta foi avaliada pelo IAS, adaptado à população brasileira e o escore total foi dividido em três categorias: dieta inadequada (abaixo de 51 pontos), dieta necessitando de adequação (entre 51 e 80 pontos), e dieta saudável (mais de 80 pontos). Os resultados mostraram que a média do IAS foi 58,8±10,5 pontos (variando de 31,4 a 79,8 pontos). A maioria dos idosos (74,2%) apresentou uma dieta que necessitava de modificação e nenhum idoso tinha uma dieta saudável. A qualidade da dieta foi associada com maior ingestão de carboidrato e baixa ingestão de gordura total, gordura saturada, colesterol e sódio. O consumo de vitaminas C e D e cálcio mostrou-se positivamente correlacionado com a qualidade da dieta. Menos de 1,1% dos idosos consumia uma dieta variada. Os resultados sugerem que a dieta da maioria dos idosos necessita de adequação, reforçando a importância dos cuidados em relação à nutrição adequada desta população e podem auxiliar na orientação de atividades e programas de educação nutricional e políticas públicas que estimulem a prática de uma alimentação mais saudável.

Palabras clave : Avaliação nutricional; estado nutricional; recomendações nutricionais; idoso; Índice de Alimentação Saudável.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )