SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 suppl.1O92 CHANGES IN THE USE OF NON-SUGAR SWEETENERS IN BEVERAGES OF FIVE COUNTRIES ACROSS THE AMERICAS IN THE LAST DECADEO94 PROSPECTIVE ASSOCIATION BETWEEN THE CARDIOVASCULAR HEALTH DET INDEX AND SUBCLINICAL ATHEROSCLEROSIS: RESULTS OF THE ELSA-BRASIL COHORT STUDY índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Archivos Latinoamericanos de Nutrición

versão impressa ISSN 0004-0622versão On-line ISSN 2309-5806

Resumo

GAZOLA-LAGE, Srta. Luisa; LUCAS DA, Sr. Marcos Anderson; GONCALVES-PASTORELLO, Sra. Claudia Cristina  e  DA COSTA-LOUZADA, Prof., Dra., Maria Laura. O93 CONSUMO DE ALIMENTOS DIET/LIGHT E DE ADOÇANTES DE MESA NA POPULAÇÃO BRASILEIRA, 2017/2018. Arch Latinoam Nutr [online]. 2023, vol.73, suppl.1, pp.151-151.  Epub 05-Jan-2025. ISSN 0004-0622.

Introdução e Objetivo.

Os alimentos diet/light e os adoçantes de mesa são produtos destinados a pessoas que apresentam necessidades alimentares especiais como, por exemplo, as que precisam reduzir ou eliminar determinados nutrientes ou calorias em sua dieta. Baseado na versão tradicional é realizada a modificação nos alimentos de acordo com a legislação vigente. Os adoçantes de mesa, por sua vez, servem como substitutos do açúcar de adição. No entanto, evidências recentes sugerem que o consumo de adoçantes pode ter efeitos negativos na saúde. O consumo desses alimentos pela população brasileira ainda não é bem conhecido. Esse estudo tem o objetivo de avaliar o consumo de alimentos diet/light e de adoçantes de mesa na população brasileira no período de 2017/2018.

Metodología.

Foram utilizados os dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/2018, que fornecem informações sobre o consumo alimentar e as características dos indivíduos. Foi analisada a prevalência de consumidores de alimentos diet/light e adoçantes de mesa e as principais fontes alimentares.

Resultados.

Observou-se que 1,68% dos indivíduos consumiram alimentos diet/light, 7,3% adoçantes de mesa e 8,58% pelo menos uma das categorias. Para as três análises respectivamente, a maior proporção dos consumidores foram mulheres (2,02%;8,9%;10,44%), idosos (>60 anos) (2,78%;16,95%;18,68%) e pessoas com maior renda (quintil 5) (3,87%;11,67%;14,57%). Os grupos de alimentos diet/light mais consumidos foram, em ordem decrescente, chás, refrigerantes, shakes/substitutos de refeições, queijos, biscoitos salgados, iogurtes/bebidas lácteas. Os alimentos com a adição de adoçantes de mesa mais consumidos foram, em ordem decrescente, café com leite, café, suco, leite, refresco, vitamina (leite com frutas) e iogurte.

Conclusões/ Considerações.

Quase 10% da população brasileira consumiu pelo menos uma fonte de alimentos diet/light e adoçantes de mesa, sendo mais intenso em mulheres, idosos e pessoas com maior renda. Estes grupos também são aqueles que mais procuram por serviços de saúde e demonstram maior preocupação com a alimentação. Sobretudo, é necessário revisar as recomendações de consumo desses alimentos, considerando seus potenciais efeitos negativos à saúde.

Palavras-chave : diet; light; adoçantes de mesa; consumo alimentar.

        · texto em Português     · Português ( pdf )