SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 suppl.1P282/S5-P27 CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS USUÁRIOS E CONSUMO DE SUPLEMENTOS ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIAS DO RIO DE JANEIROP284/S5-P29 DISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS EM AGRE- GADOS FAMILIARES, QUE PRATICAM AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA NO TERRITÓRIO DE MOUHA, MOÇAMBIQUE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Archivos Latinoamericanos de Nutrición

versão impressa ISSN 0004-0622versão On-line ISSN 2309-5806

Resumo

TURON COSTA-SILVA, Dra. Thadia et al. P283/S5-P28 ETAPAS DE VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS ORGÂNICOS. Arch Latinoam Nutr [online]. 2023, vol.73, suppl.1, pp.440-440.  Epub 17-Jan-2025. ISSN 0004-0622.

Introdução:

No Brasil não há instrumento validado para auxiliar a certificação de alimentos orgânicos processados o que dificulta a uniformidade de aplicação, interpretação e adequação às normas técnicas.

Objetivo:

Descrever as etapas de elaboração e validação de instrumento para avaliação da rotulagem de alimentos orgânicos processados.

Método:

Trata-se de um estudo transversal aceito pelo Comitê de Ética em Pesquisa. O estudo foi realizado em 4 etapas: 1ª) Elaboração do instrumento preliminar; 2ª) Validação do conteúdo por comitê de especialistas, utilizando a Técnica Delphi (LINSTONE; TUROFF, 2002); 3ª) Validação de aparência pelo público alvo e 4ª) Análise da reprodutibilidade e confiabilidade do instrumento validado. O instrumento foi elaborado com base em normas brasileiras específicas para alimentos orgânicos e rotulagem de alimentos embalados. O comitê de especialistas realizou avaliação dos quesitos utilizando a escala Likert de 5 pontos sendo (1) discordo totalmente, (2) discordo, (3) não concordo e nem discordo, (4) concordo e (5) concordo totalmente (LIKERT, 1932). A validação do conteúdo foi verificada pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC=Nº de respostas 4 ou 5/Nº total de respostas) quando houve concordância mínima de 0,80 ou 80% entre os especialistas (WYND; SCHAEFER, 2002).

Resultados:

A versão inicial do instrumento apresentou 53 itens, subdivididos em 5 blocos: Princípios gerais do rótulo; Presença das informações obrigatórias; Apresentação das informações obrigatórias; Informações do selo do sistema brasileiro de avaliação da conformidade orgânica e Informações sobre a qualidade orgânica. O comitê de especialistas foi composto por 7 profissionais, sendo 43% engenheiros agrônomos, 28% nutricionistas, 14% médicos veterinários e 14% químicos. Possuíam pós-doutorado 9% dos especialistas, 43% doutorado e 57% mestrado. Na primeira rodada de validação do conteúdo, dos 53 itens avaliados, 33 foram validados, 17 alterados, 25 adicionados e 3 excluídos, seguindo as sugestões dos especialistas. Após a terceira rodada 100% dos itens tiveram o conteúdo validado e o instrumento passou a apresentar 52 itens. O estudo encontra- se na etapa de validação pelo público alvo.

Conclusão:

Espera- se obter um instrumento que avalie os rótulos de alimentos orgânicos processados de forma confiável e que possa ser utilizado pelas certificadoras.

Palavras-chave : alimentos orgânicos; legislação de alimentos; certificação.

        · texto em Português     · Português ( pdf )