SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1CELLULOSE ACETATE MEMBRANES WITH ADJUSTABLE PORE SIZECHARACTERIZATION OF ULTRA FINE SILICA SUPPORTED IRON CATALYSTS PREPARED BY THE AMMONIA METHOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Latinoamericana de Metalurgia y Materiales

Print version ISSN 0255-6952

Abstract

DUTRA, C. A. M; PEREIRA, M. C; CODARO, E. N  and  NAKAZATO, R. Z. CORRELAÇÃO ENTRE MICROESTRUTURA E CORROSÃO DA LIGA 2024-T351. Rev. LatinAm. Met. Mat. [online]. 2002, vol.22, n.1, pp.42-46. ISSN 0255-6952.

Neste trabalho se caracterizou o comportamento eletroquímico da liga de alumínio 2024-T351 em solução de NaCl 5%(m/m) pH=6,0. O estudo morfológico e microestrutural da liga permitiram uma melhor interpretação da resistência à corrosão em meios aquosos contendo cloretos. Em meio aerado, a velocidade de corrosão está determinada pela difusão de oxigênio através da solução para os sítios catódicos. Estes sítios podem ser partículas intermetálicas que constituem melhores cátodos para a redução de oxigênio que os óxidos e/ou hidróxidos formados sobre a superfície da liga. Em meio desaerado, a etapa determinante da velocidade é o processo de dissolução do filme, o qual pode ser considerado como soma de processos de dissolução localizada.

Keywords : ligas de alumínio; ligas trabalhadas; materiais aeronáuticos; corrosão salina.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese