SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número7Uso de la metodología de superficie de respuesta en la evaluación del pardeamiento en cambur procesado por impregnación al vacíoLa pesquería del cangrejo callinectes sapidus (decapoda: brachyura) en el lago de maracaibo, venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

CEDENO, Luis et al. Identificación y virulencia de grupos de anastomosis de rhizoctonia solani kühn asociados con papa en mérida, venezuela . INCI [online]. 2001, vol.26, n.7, pp.296-300. ISSN 0378-1844.

Na Venezuela a batata (Solanum tuberosum) tem importância econômica particularmente nos estados andinos (Mérida, Táchira e Trujillo), cuja contribuição à produção nacional aproxima-se ao 80%. Há cinco anos, a enfermidade de rhizoctoniose, causada por Rhizoctonia solani, se transformou em um importante fator limitante do cultivo. A presente investigação foi realizada para determinar a identidade e virulência dos grupos de anastomose (AGs) associados com batata em doze localidades de Mérida e uma de Trujillo. Cento e setenta e seis isolamentos, cujas hifas e septos apresentaram a morfologia típica dos fungos do Complexo Rhizoctonia, foram obtidos de raízes, estolões, talhos, pecíolos e, principalmente, esclerócios sobre tubérculos. Cento e setenta e três isolamentos foram multinucleados e três binucleados. Os multinucleados foram reconhecidos como cepas de R. solani. Das 173 cepas de R. solani, 163 pertenceram ao AG-3 e 10 ao AG-2-1. Os AG-3 e AG-2-1 mediaram 9,5 e 8,3 núcleos / célula vegetativa, respectivamente. Os AG-3 foram encontrados em 12 das 13 localidades avaliadas e os AG-2-1 em três. Em uma localidade (El Valle) unicamente foram obtidas as cepas AG-2-1. Em Bailadores e Mucuchíes, cepas AG-3 e AG-2-1 foram isoladas de plantas cultivadas em um mesmo campo. Em geral, os AG-3 foram mais virulentos que os AG-2-1. A ampla disseminação e alta virulência dos AG-3 indicam que as cepas deste grupo são a principal causa de rhizoctoniosis na batata cultivada no estado Mérida e em Tuñame (Estado Trujillo).

Palavras-chave : Papa ; Grupos de Anastomosis ; Rhizoctonia solani ; Solanum tuberosum ; Virulencia .

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol