SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número12EFECTOS DE LA COMPOSICIÓN DEL GAS NATURAL COMPRIMIDO EN LOS COMPONENTES REGULADOS DE LOS GASES DE ESCAPE EN UN MOTOR DE ENCENDIDO POR CHISPA: PARTE I: NÚMERO DE WOBBE Y %CH4/CHPROTEINS, AMINO ACIDS AND FATTY ACIDS COMPOSITION OF NUTS FROM THE MEXICAN ENDEMIC RARITY, Pinus maximartinezii, AND ITS CONSERVATION IMPLICATIONS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

SANHUEZA, Eugenio et al. COMPUESTOS ORGÁNICOS VOLÁTILES EN LA ATMÓSFERA DE LA GRAN SABANA.: I: CONCENTRACIONES Y QUÍMICA ATMOSFÉRICA. INCI [online]. 2001, vol.26, n.12, pp.597-605. ISSN 0378-1844.

Os compostos orgânicos voláteis (COV) foram analisados utilizando espectrometria de massa com transferência de prótons (PTR-MS). As medições se realizaram basicamente na Estação Científica de Parupa entre o 17 de janeiro e o 6 de fevereiro do ano 2000. Mediante a coleta de ar em "canisters" foram feitos alguns transeptas: Kavanayén-Parupa-Luepa-Kamá-Yuruaní-Jaspe-Kukenán. Também foram medidos o CO e parâmetros meteorológicos. As variações das concentrações de CH3CN e CO indicam que, com a exceção de um dia, as medições praticamente não estiveram afetadas por queimada de vegetação e os níveis medidos correspondiam ao "background" regional (CH3CN 0,15 ppbv; CO 50 ppbv). Os hidrocarburos aromáticos mostram concentrações extremamente baixas (e.g., benceno 0,038 ppbv, tolueno 0,018 ppbv), mostrando claramente as características antigas da região. No caso do isopreno, durante o dia se observa um aumento da concentração a partir de níveis muito baixos na madrugada, com valores de ~0,49 ppbv a meio dia e ~0,8 ppbv a ~19:00. Isto se explica em função das emissões locais e do transporte desde os bosques localizados ventos em cima de Parupa. Os produtos de oxidação do isopreno (e.g., MVK+MACR) apresentam um ciclo diurno similar. A presença de quantidades significativas de hidroperóxidos de isopreno (0,08 ppbv), indica que a oxidação do isopreno se produz em presença de níveis muito baixos de NO. Se registraram níveis relativamente altos de metanol (1,54 ppbv), acetona (1,49 ppbv), acetaldehído (0,85 ppbv), ácido fórmico (~2 ppbv) e ácido acético (~1 ppbv), explicáveis em função de uma significativa produção natural e de seus respectivos tempos de vida atmosféricos. Se conclui i) As variações observadas das concentrações dos COV se devem fundamentalmente às interações entre a biosfera e a atmosfera. ii) Existe um transporte significativo de vários COV (e.g., isopreno, metanol), desde os bosques da Guayana Esequiba. iii) Os ácidos fórmico e acético devem ter um importante papel no equilíbrio ácido-base dos ecossistemas da Grande Sabana. iv) As pequenas queimadas dispersas que ocorreram na Grande Sabana, durante o período do estudo, não produziram um efeito significativo sobre a atmosfera regional.

Palavras-chave : Química Atmósfera Tropical ; Compuestos Orgánicos Volátiles ; Acetonitrilo; Isopreno; Metanol ; Acetona; Acetaldehído; Ácidos Orgánicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol