Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
SANHUEZA, Eugenio et al. COMPUESTOS ORGÁNICOS VOLÁTILES EN LA ATMÓSFERA DE LA GRAN SABANA.: I: CONCENTRACIONES Y QUÍMICA ATMOSFÉRICA. INCI [online]. 2001, vol.26, n.12, pp.597-605. ISSN 0378-1844.
Os compostos orgânicos voláteis (COV) foram analisados utilizando espectrometria de massa com transferência de prótons (PTR-MS). As medições se realizaram basicamente na Estação Científica de Parupa entre o 17 de janeiro e o 6 de fevereiro do ano 2000. Mediante a coleta de ar em "canisters" foram feitos alguns transeptas: Kavanayén-Parupa-Luepa-Kamá-Yuruaní-Jaspe-Kukenán. Também foram medidos o CO e parâmetros meteorológicos. As variações das concentrações de CH3CN e CO indicam que, com a exceção de um dia, as medições praticamente não estiveram afetadas por queimada de vegetação e os níveis medidos correspondiam ao "background" regional (CH3CN 0,15 ppbv; CO 50 ppbv). Os hidrocarburos aromáticos mostram concentrações extremamente baixas (e.g., benceno 0,038 ppbv, tolueno 0,018 ppbv), mostrando claramente as características antigas da região. No caso do isopreno, durante o dia se observa um aumento da concentração a partir de níveis muito baixos na madrugada, com valores de ~0,49 ppbv a meio dia e ~0,8 ppbv a ~19:00. Isto se explica em função das emissões locais e do transporte desde os bosques localizados ventos em cima de Parupa. Os produtos de oxidação do isopreno (e.g., MVK+MACR) apresentam um ciclo diurno similar. A presença de quantidades significativas de hidroperóxidos de isopreno (0,08 ppbv), indica que a oxidação do isopreno se produz em presença de níveis muito baixos de NO. Se registraram níveis relativamente altos de metanol (1,54 ppbv), acetona (1,49 ppbv), acetaldehído (0,85 ppbv), ácido fórmico (~2 ppbv) e ácido acético (~1 ppbv), explicáveis em função de uma significativa produção natural e de seus respectivos tempos de vida atmosféricos. Se conclui i) As variações observadas das concentrações dos COV se devem fundamentalmente às interações entre a biosfera e a atmosfera. ii) Existe um transporte significativo de vários COV (e.g., isopreno, metanol), desde os bosques da Guayana Esequiba. iii) Os ácidos fórmico e acético devem ter um importante papel no equilíbrio ácido-base dos ecossistemas da Grande Sabana. iv) As pequenas queimadas dispersas que ocorreram na Grande Sabana, durante o período do estudo, não produziram um efeito significativo sobre a atmosfera regional.
Palavras-chave : Química Atmósfera Tropical ; Compuestos Orgánicos Volátiles ; Acetonitrilo; Isopreno; Metanol ; Acetona; Acetaldehído; Ácidos Orgánicos.











uBio 
