Interciencia
versión impresa ISSN 0378-1844
Resumen
ZENT, Egleé L y ZENT, Stanford. Impactos ambientales generadores de biodiversidad: Conductas ecológicas de los hotï de la sierra maigualida, amazonas venezolano. INCI [online]. 2002, vol.27, n.1, pp.9-20. ISSN 0378-1844.
A hipótese de que vastas porções do Amazonas são de origem antropogênica e não ecossistemas prístinos tem ganho adeptos recentemente, ainda que existem poucos casos de estudo que a sustentem. Este trabalho explora empiricamente esta hipótese centralizando-se em aspectos controversiais sobre a contribuição forraginosos humanas na modificação substancial da paisagem. Documentam-se as condutas de alteração ecológica dos Hotïs da Serra Maigualida, Amazonas venezuelano, os quais tradicionalmente têm ocupado a região selvática interfluvial. Os Hotïs são indígenas fundamentalmente forraginosos, praticantes da colheita, caça, pesca, e em menor grau agricultura incipiente, estão pouco aculturados e têm sido contactados recentemente. Descrevem-se cinco de suas condutas alteradoras: colheita e dispersão de frutos arbóreos, explotação e manipulação de palmas, manejo de gusanos de seje, cultivo de claros naturais e extração de mel. Uma análise destas alterações, e em virtude dos longos períodos de ocupação que os Hotï têm ocupado esta região, permite inferir que suas condutas têm tido um impacto considerável na composição, diversidade e estrutura dos bosques de Maigualida. Tais conclusões têm implicações nos planos de conservação biológica ao mostrar que as atividades de subsistência dos indígenas forrajeros contribuem à criação e manutenção dinâmico da diversidade nos ecossistemas amazônicos.
Palabras clave : Ecosistemas Antropogénicos ; Alteración Ecológica ; Forrajeros Humanos ; Amazonas ; Bosque Tropical ; Hotï.