SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2The contribution of free-choice learning to public understanding of scienceEl público, la ciencia y el supermercado (o el 10%) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

LEDERMAN, Leon M. Reform of science education: a curriculum. INCI [online]. 2002, vol.27, n.2, pp.66-70. ISSN 0378-1844.

Este trabalho propõe uma revisão da maneira em que a ciência é ensinada nas escolas secundárias, com o objetivo de enfatizar as relações hierárquicas entre as disciplinas fundamentais de biologia, química e física. A proposta é que a física seja aprendida primeiro, ainda que a preparação matemática de muitos estudantes seja a nível inicial de álgebra. Porém, ensinada em forma de conceito, a física trata sobre fenômenos de todos os dias e sua metodologia científica é uma introdução ideal a uma ciência disciplinar. O conceito de átomo é um acesso natural à química, e as moléculas complexas da química orgânica levam à biologia molecular do terceiro ano. Nesta seqüência coerente a ênfase está nas explicações dadas pela física à química, e pela física e a química à biologia. As matemáticas são imbricadas em forma apropriada através da seqüência. Os programas dos três anos incluem trabalhos de laboratório baseados em buscas e uma ênfase substancial no processo científico: como trabalha a ciência, episódios históricos, o papel da teoria e a verificação. O objetivo é produzir formados de secundária alfabetizados em ciência para toda sua vida.

Palavras-chave : Science Literacy ; Science Education ; Physics ; Chemistry ; Molecular Biology; Professional Development .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês