SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Acidos grasos omega 3: beneficios y fuentesAnálisis estadístico de experimentos de digestibilidad in vitro con forrajes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

MARONE, Luis et al. La teoría de evolución por selección natural como premisa de la investigación ecológica. INCI [online]. 2002, vol.27, n.3, pp.137-142. ISSN 0378-1844.

Uma crítica importante à Teoria da Evolução por Seleção Natural (TESN) segue a análise epistemológico de Karl Popper: tendo que a TESN não parece excluir de seu poder explicativo nenhum caso possível, é irrefutável e não deveria ser considerada científica. Esta crítica se traslada à pesquisa ecológica, onde os enunciados da TESN costumam ser utilizados como premissas durante a posta a prova de hipótese. Nossos estudos ecológicos exemplificam um caso bastante usual: a descoberta de resultados não esperados -ao menos, inicialmente- à luz do raciocínio ecológio-evolutivo empregado. Dada sua irrefutabilidade, deveríamos considerar a TESN como um suposto filosófico (ou metafísico) e não como uma teoria científica? Deveríamos abandonar a TESN? A filosofia da ciência atual fornece boas razões para não abandonar uma teoria tão frutífera: o de refutabilidade seria um critério insuficiente para caracterizar às teorias científicas porque, quando é utilizado em forma isolada, apresenta problemas tanto epistemológicos como metodológicos. Ao contrário, um conjunto de critérios de cientificidade (refutabilidade, mas também capacidade explicativa, verificabilidade, coerência interna e consistência externa ou plausibilidade), manteria a salvo o status científico da TESN. Isto, porém, não é suficiente. A filosofia da ciência aconselha conservar a TESN enquanto resulte frutífera, mas também é urgente enfaticamente aumentar a capacidade de predizer da TESN mediante à pesquisa biológica original e interdisciplinar. Resumindo, se trata de um convite, a biólogos e biofilósofos, a seguir pensando e modificando a TESN, em lugar de considerá-la um dogma ou uma peça de museu.

Palabras clave : Evolución ; Selección Natural ; pistemología; Ecología .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español