SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Efectos de la concentración de solutos y la relación jarabe/fruta sobre la cinética de deshidratación osmótica de papaya en láminasVariedades precoces de brécol para la diversificación agrícola en zonas áridas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

MAYA V, José F; VALIENTE, Ernesto  y  O'CALLAGHAN, James. Study of ultrastructural details of the ootheca of periplaneta americana (dictyoptera: blattidae) using scanning electron microscopy. INCI [online]. 2002, vol.27, n.5, pp.243-246. ISSN 0378-1844.

Com uma modificação no protocolo patrão de preparação de amostras para Microscópio Eletrônico de Varrido (SEM) foram reportadas características ultra-estruturais da ooteca de Periplaneta americana, estrutura semicilíndrica e ovalada que protege cada lote de ovos oviposto, para assegurar a fase final de organogênese destes insetos. Esta pode ser caracterizada geometricamente como uma cápsula ovalada constituída por duas valvas com superfícies convexas externas e superfícies internas côncavas, uma linha de sutura que rodeia as valvas, uma estrutura dentada tipo cremalheira (cresta), segmentações contíguas perpendiculares à cresta, dentes constituídos por elementos pré- e pós-dentais, ranhuras transversais, estruturas internas tipo canal, uma cavidade interna e loci internos. As observações detalhadas permitiram concluir que a cresta é uma estrutura dinâmica, em forma de cremalheira, que permite o intercâmbio com o ambiente externo através de aberturas longitudinais internas. Propõe-se um modelo atualizado da seção transversal interna da ooteca.

Palabras clave : Morphophysiology ; Ootheca ; Periplaneta americana ; Scanning Electron Microscopy .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés