SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Study of ultrastructural details of the ootheca of periplaneta americana (dictyoptera: blattidae) using scanning electron microscopyA chronology of hurricane induced changes in puerto rico’s lower montane rain forest índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

REAL-ROSAS, Marco A et al. Variedades precoces de brécol para la diversificación agrícola en zonas áridas. INCI [online]. 2002, vol.27, n.5, pp.247-251. ISSN 0378-1844.

Cinco variedades de brócolis foram cultivadas sob condições de aridez para comparar seu rendimento, qualidade da cabeça e precocidade. A variedade com o rendimento mais alto foi Ryokurei com 6,8 ton/ha, o qual foi conseguido pelo grau de produção de cabeças de peso fresco significativamente superior às outras variedades. Além desta variedade também foram registradas as cabeças mais compactas. Porém, esta variedade é de origem Japonesa a qual dificulta a disponibilidade de sua semente. A variedade Galleon foi a mais precoce e sua colheita foi iniciada 7 dias antes que as outras variedades, e somente com dois cortes acumulou 6 ton/ha, enquanto que Ryokurei precisou de quatro cortes para acumular 6,8 ton/ha. Porém, a população de plantas utilizada foi baixa por isso se recomenda elevá-la para a obtenção de maiores rendimentos. Com base nestes resultados, para estas condições de aridez se recomenda a variedade Galleon já que permite uma maior economia de água e sua semente esta facilmente disponível no mercado.

Palabras clave : Ahorro de Agua ; Brassica oleracea var. italica ; Brécol ; Precocidad ; Rendimiento .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español