SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número10Geo-environments of the northwest orinoco delta, venezuelaEcofisiología y bomba biológica en el océano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

HERNANDEZ-HERNANDEZ, Rosa Mary  y  LOPEZ-HERNANDEZ, Danilo. El tipo de labranza como agente modificador de la materia orgánica: Un modelo para suelos de sabana de los llanos centrales venezolanos. INCI [online]. 2002, vol.27, n.10, pp.529-536. ISSN 0378-1844.

Apresenta-se um modelo conceitual do funcionamento de solos de Los Llanos Centrais Venezuelanos, baseado nas relações de estrutura do solo e das frações ativas e estabilizadas da matéria orgânica, que mostra como mudam os processos do solo segundo o manejo agronómico. Consideram-se dois tipos de lavouras contrastantes, a sembra direta sem lavoura e com presença de uma cobertura vegetal, e a lavoura convencional com forte mecanização para romper o solo e enterrar qualquer tipo de cobertura ou resíduo. Consideram-se variáveis externas (lavoura e coberturas), variáveis de estado (frações de matéria orgânica) e os processos involucrados. Devido a acidez dos solos, sua baixa fertilidade com limitações para o uso agrícola, e seu uso cada vez maior para produção de cereais, especialmente milho, discutem-se as mudanças nas frações da matéria orgânica pela intensidade da lavoura e a localização dos resíduos vegetais, aspectos que influem na produção de CO2 contribuindo ao efeito invernação e que, por outra parte, podem intensificar os processos de erosão e perda de nutrimentos, agravando os problemas de fertilidade e de degradação dos solos. O sistema convencional de lavoura aumenta a liberação de CO2 e intensifica a degradação do solo, diminuindo a matéria orgânica. Alternativamente, a plantação direta é conservacionista e incrementa os compartimentos ativos e lentos que são fonte potencial de nutrimentos, aumentando a fertilidade a mediano prazo, os processos de descomposição microbiana são mais lentos e as emissões de CO2 mais baixas. O modelo de plantação direta é parecido ao modelo de savana virgem, tanto nas variáveis de estado relacionadas com a conservação como nos processos de perda ou conservação, sendo uma alternativa de manejo que permite o uso mais sustentável dos solos de savana.

Palabras clave : Labranza ; Llanos Centrales Venezolanos; Sabana ; Siembra Directa ; Suelo .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español