SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número10Ecofisiología y bomba biológica en el océanoZooplancton de dos embalses neotropicales con distintos estados tróficos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

ZAPATA M, José E; MORENO O, Germán  y  MARQUEZ F, Edna J. Efectos de los campos magnéticos sobre el crecimiento de saccharomyces cerevisiae. INCI [online]. 2002, vol.27, n.10, pp.544-550. ISSN 0378-1844.

Cultivos de Saccharomyces cerevisiae foram submetidos ao efeito de campos magnéticos variáveis de alta frequência (até 100kHz) e baixas densidades de fluxo (até 620mG). Aplicou-se a metodologia estatística de superfícies de resposta para avaliar em que faixas das variáveis densidade de campo, frequência e tempo de aplicação, se obtinham efeitos significativos sobre a concentração celular (CB). Nos valores das variáveis preditos como significativos pelos modelos obtidos das superficies de resposta, fizeram-se comparações entre o crescimento do cultivo a diferentes densidades de fluxo, tempos de exposição ao campo e frequências, para avaliar o comportamento CB diante da modificação de uma só variável por vez. Utilizou-se o método da mínima diferença significativa (LSD) para comparar os resultados dos ensaios correspondentes a cada variável. Os resultados mostraram que se pode estimular o crescimento do cultivo tratado com campos magnéticos, quando se utilizam campos com densidades de fluxo de 20mG, frequências de 100kHz e tempos de aplicação de 30s. As percentagens de estimulação obtidas com este tratamento foram de 30% com respeito a um cultivo controle.

Palabras clave : Campos Magnéticos ; Crecimiento de Hongos ; Saccharomyces cerevisiae .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español