SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número10Efectos de los campos magnéticos sobre el crecimiento de saccharomyces cerevisiaeAntracnosis en plántulas de macadamia causada por glomerella cingulata índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

GONZALEZ, Ernesto J et al. Zooplancton de dos embalses neotropicales con distintos estados tróficos. INCI [online]. 2002, vol.27, n.10, pp.551-558. ISSN 0378-1844.

As abundâncias dos principais grupos do zooplâncton dos reservatórios venezuelanos Pao-Cachinche (hipertrôfico) e Taguaza (oligotrôfico) foram comparadas. As mostras do zooplâncton foram coletadas cada mes em dois localidades do reservatório Pao-Cachinche e numa estação do reservatório Taguaza, mediante barridos verticais no estrato oxigenado com uma rede de arrastre (abertura de 77µm). As amostras foram preservadas com formalina 4%. No reservatório Pao-Cachinche foram identificados 28 taxa do zooplâncton, sendo os rotíferos os mais diversos com 17 espécies. Na região oeste de Pao-Cachinche, onde fica o aliviadero do reservatório, a abundância do zooplâncton variu entre 305 ind.·l-1 e 1372 ind.·l-1; na região leste variu entre 288 ind.·l-1 e 1239 ind.·l-1. Nas duas estações dominaron os protozoários e os rotíferos, seguidos pelos copêpodos; os cladôceros somente dominaron quando as algas verde-azuis tiveram as suas menores densidades e as criptofitas foram codominantes. O zooplâncton apresentou suas maiores abundáncias quando o nível das águas esteve embaixo do nível de alívio do reservatório. No caso do reservatório Taguaza foram identificados 19 taxa, sendo os rotíferos os mais diversos com 13 espécies. A abundáncia do zooplâncton variu entre 44 ind.·l-1 e 150 ind.·l-1. Os copêpodos e os rotíferos dominaron o zooplâncton deste corpo de água durante todo o periodo de estudo. Em Taguaza, o zooplâncton pareceu depender das variações da abundáncia e biomassa do fitoplâncton. As maiores abundáncias do zooplâncton em Pao-Cachinche, comparadas com Taguaza, poderíam-se explicar pela maior abundáncia de recursos no primeiro devido a sua condição hipertrôfica, embora que no último o fitoplâncton foi escaso, limitando às populações do zooplâncton. Aliás, em Taguaza foi notada a presença de peixes zooplanctôfagos que poderíam ter afetado as densidades do zooplâncton, ja que apresentaram altas proporções desses organísmos na suas diétas.

Palabras clave : Embalses Neotropicales ; Estado Trófico ; Venezuela ; Zooplancton .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español