SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número10Antracnosis en plántulas de macadamia causada por glomerella cingulata índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

GAGNETEN, Ana María. Respuesta de una comunidad zooplanctónica de agua dulce a la aplicación de cromo en clausuras experimentales. INCI [online]. 2002, vol.27, n.10, pp.563-570. ISSN 0378-1844.

Avaliou-se o impacto do cromo, muito utilizado na Argentina em indústrias de curtume, sobre a estrutura do zooplâncton do rio Paraná mediante um experimento em reservatórios de 150 litros, durante 5 semanas, com um controle e 4 tratamentos (2 aplicações de 0,1; 0,4; 0,7 e 1,0 mg· l-1 K2Cr2O7 ), todos replicados. Avaliou-se diversidade, riqueza de espécies e densidade del zooplâncton, temperatura, pH, condutibilidade, O2 dissolvido, Cr total e Cr (VI), e a capacidade de repovoamento. Diferenças na densidade de zooplâncteres entre tratamentos foram avaliadas com ANOVA de medidas repetidas. El Cr teve um importante efeito negativo sobre o zooplâncton. A densidade diminuiu significativamente com o incremento na concentração de Cr, assim como a riqueza de espécies e diversidade específica na maioria dos tratamentos. O repovoamento somente ocurreu no reservatório com a concentração menor. Discutem-se as vantagens adaptativas de organismos com reprodução sexual, e se analisa a possível ação do Cr por vía trófica e seu efeito sobre a estrutura do tamanho da comunidade. Destaca-se a importância de investigar o efeito de baixos níveis de Cr sobre comunidades de ecossistemas perturbados.

Palabras clave : Cromo ; Ecotoxicología ; Mesocosmos ; Río Paraná ; Zooplancton .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español