SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número12Predicción del contenido de aminoácidos en el trigo con base en su valor de proteínaChemical composition and rumen digestion of foragefrom kleingrass (panicum coloratum) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

MORETTO, Geraldo. Mortality of varroa destructor in broodless africanized and carnica honey bee (apis mellifera l.) colonies . INCI [online]. 2002, vol.27, n.12, pp.702-704. ISSN 0378-1844.

Resumo Os níveis de infestação alcançados pelo ácaro Varroa destructor variam com as condições climáticas e a raça de abelhas Apis mellifera. As abelhas africanizadas apresentam maior tolerância a esse parasita quando comparadas com abelhas das raças européias. A capacidade reprodutiva, o comportamento higiênico e o comportamento de "grooming" são importantes fatores na dinâmica populacional desse ácaro. O presente trabalho avaliou a taxa de mortalidade diária do ácaro Varroa destructor em colônias de abelhas africanizadas e carnicas. A proporção diária de varroas mortas e vivas encontradas no fundo da colmeia foi determinado em colônias de abelhas contendo apenas operárias adultas(ausência total de cria). A proporção diária de acaros mortos foi de 6,30% e 2,11%, nas colônias africanizadas e carnicas, respectivamente. Quanto a proporção de ácaros vivos encontrados no fundo da colmeia, foi de 2,45% nas abelhas africanizadas e de 0,82% nas abelhas carnicas.

Palabras clave : Africanized Bees ; Apis mellifera ; Carnica Bees ; Varroa Mortality ; Varroa destructor .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés