SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Diversidad y distribución de las magnoliophyta de mexicoStemphylium vesicarium, causante de quema foliar en ajo y cebolla en mérida, venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

OLIVEIRA FOGACA, Fabio Nascimento; ROCHA ARANHA, José Marcelo  e  PEREIRA ESPER, Maria De Lourdes. Ictiofauna do rio do quebra (antonina, pr, brasil): ocupação espacial e hábito alimentar. INCI [online]. 2003, vol.28, n.3, pp.168-173. ISSN 0378-1844.

O presente estudo avaliou a dieta, as táticas alimentares empregadas e a maneira como as espécies da ictiocenose do rio do Quebra ocupam seus respectivos microambientes. As amostragens foram feitas através de técnicas tradicionais de coleta (peneira, redes, puçá) e complementadas com observações subaquáticas através de mergulho livre (snorkel e máscara). Vinte e cinco espécies pertencentes a nove famílias foram identificadas. Quinze espécies foram observadas durante os mergulhos e nove foram registradas apenas nas coletas. Quinze espécies tiveram seu conteúdo estomacal analisado para determinação da dieta e foram agrupadas em cinco guildas tróficas. Seis microambientes distintos foram definidos e a maneira como as espécies os ocupavam determinada. No geral houve grande sobreposição tanto na dieta quanto na ocupação espacial. A guilda "insetívoros com predominância de insetos terrestres" foi a única a apresentar segregação espacial clara.

Palavras-chave : Dieta de Peixes; Estratégia Alimentar; Ocupação Espacial; Peixes de Riacho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português