SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número5Tecnologías limpias aplicadas a la agriculturaSustainable performance of the tourist industry in the state of baja california sur, mexico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

VEGA, Iván. Emigración intelectual en venezuela: el caso de la ciencia y la tecnología. INCI [online]. 2003, vol.28, n.5, pp.259-267. ISSN 0378-1844.

No presente trabalho analisa-se a emigração de cientistas e tecnólogos venezuelanos a raiz do deterioro progressivo do país nos âmbitos sócio econômico e político e as implicações a que isto leva para a competitividade do país no futuro. Explicam-se as condições particulares da Venezuela como país receptor de imigrantes durante parte do século XX e examinam-se os fatores mais relevantes que incidem no posterior processo de emigração de parte desse capital humano. Expõem-se dados sobre o comportamento dos EUA como país receptor de estudantes, cientistas e tecnólogos, assim como do número de profissionais venezuelanos vinculados à ciência e a tecnologia que se encontram trabalhando nessa nação. Cruzam-se a base de dados do Programa de Bolsas do FONACIT com a dos cientistas e tecnólogos venezuelanos radicados no exterior que elaborou a Fundação Polar com a finalidade de conhecer quantos ex-bolsistas se tem radicado fora do país. Conclui-se com uma discussão sobre algumas das alternativas para enfrentar este fenômeno na Venezuela.

Palavras-chave : Emigración Intelectual ; Científicos y Tecnólogos ; Venezuela; Información .

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol