Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
MENDEZ-ROMERO,, Franky; BLANQUER, Juan Gisbert; GARCIA-DIAZ, Juan e MARQUES-MATEU, Ángel. Relación estadística entre metales pesados y propiedades de suelos de cultivo regados con aguas residuales no depuradas. INCI [online]. 2003, vol.28, n.5, pp.281-286. ISSN 0378-1844.
Os solos da zona arrozeira situada ao sudeste da Cidade de Valência, Espanha, são irrigados com águas procedentes da Acequia de Favara, mediante derivação do Rio Túria, em cujo leito verte-se águas residuais industriais e urbanas. Nestes solos se determinou por métodos analíticos convencionais a concentração de metais pesados totais (Cd, Cr, Cu, Fe, Mo, Mn, Ni, Pb e Zn) e se estudou sua relação com diversas propriedades edáficas mediante uma análise estatística multi variante. Os resultados analíticos indicam que os solos possuem uma elevada capacidade de intercâmbio catiônico; alto conteúdo em matéria orgânica e pH alcalino. O conteúdo médio de metais pesados totais apresentou a seqüência Fe>Mn>Zn>Cu>Cr>Pb> Ni>>Mo>Cd. O estudo estatístico reportou uma manifesta correlação entre a argila, limo, matéria orgânica, pH, CE, Fe e Mn, e a concentração de metais pesados totais presentes. A concentração total média de Zn, Pb, Cr, Ni, Mo e Cu nos solos, e a de Cd, Cr, Cu, Pb, Mo, Mn e Ni nas águas de irrigação superam os limites indicados em sua avaliação, pelo que em ambos casos se manifestam riscos potenciais de contaminação por fito toxicidade ao cultivo do arroz.
Palavras-chave : Aguas Residuales / ; Análisis Estadístico Multivariante ; Arroz ; Contaminación de Suelos ; Metales Pesados .











uBio 
