SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número7Heterogeneidad estructural y lumínica del sotobosque de una selva nublada andina de venezuelaSeasonal dynamics of ruminal crude protein digestion of browse species from baja california sur, mexico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

SANCHEZ HERNANDEZ, Rufo; PALMA LOPEZ, David Jesús; OBRADOR OLAN, José Jesús  e  LOPEZ NOVEROLA, Ulises. Efecto de los rastrojos sobre las propiedades físicas y químicas de un suelo vertisol y rendimientos de caña de azúcar (saccharum officinarum l.) en tabasco, méxico. INCI [online]. 2003, vol.28, n.7, pp.404-407. ISSN 0378-1844.

Depois de dois anos de reciclar restos de cana de colheita em um vertisol cultivado com cana de açúcar, o solo foi avaliado para determinar o efeito dos restos de cana sobre suas propriedades físicas, químicas, assim como o rendimento do cultivo. Os tratamentos aplicados foram T1) queima de restos de cana (testemunha); T2) restos de cana colocados em bandas sobre os sulcos centrais da parcela e T3) restos de cana picada e espalhada na parcela. Empregou-se um desenho de blocos completos ao azar com quatro repetições. As variáveis estudadas foram matéria orgânica (MO), nitrogênio total (Nt), fósforo (P), pH, densidade aparente (DAp), umidade residual (HR) e rendimentos de colheita (RC). Os resultados não mostraram diferenças estatísticas exceto em HR, onde a porcentagem foi maior nos meses secos do ciclo avaliado. As tendências das médias marcam a T2 com uma menor média em RC (45,03 ton·ha-1), embora MO, Dap e HR em termos edáficos tem melhores indicadores (1,79%; 1,15 ton·m-3 e 52,18%, respectivamente). O maior RC (52 ton·ha-1) se registrou em T1. Conclui-se que no cultivo de cana de açúcar, a reciclagem de restos de cana (T2 e T3) não promove mudanças nas variáveis em estudo em dois anos posteriores a seus aportes e num período de observação mais prolongado, T2 refletiria mais rápido melhores indicadores edáficos que T1 e T3, embora RC diminui nas colheitas imediatamente posteriores ao aporte de restos de cana.

Palavras-chave : Caña de Azúcar; Rastrojos; Vertisoles; Fertilidad.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol