SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número7Efecto de los rastrojos sobre las propiedades físicas y químicas de un suelo vertisol y rendimientos de caña de azúcar (saccharum officinarum l.) en tabasco, méxicoImpacto de la asociación de cultivos en la densidad de insectos hemípteros entomófagos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

RAMIREZ-ORDUNA, Rafael et al. Seasonal dynamics of ruminal crude protein digestion of browse species from baja california sur, mexico. INCI [online]. 2003, vol.28, n.7, pp.408-414. ISSN 0378-1844.

Dez arbustos nativos da Baixa Califórnia Sul, México, foram nutricionalmente avaliados em cada estação durante três anos consecutivos, medindo proteína crua (PC), fração protéica na fibra detergente neutro (FPDN) e na fibra detergente ácido (FPDA), e velocidade e grau de degradabilidade de PC. Cinco leguminosas e cinco não leguminosas foram coletadas de 16 transectos lineares de 30 m. Todas as plantas de cada transecto foram identificadas e medidas para estimar o índice de diversidade Shannon, riqueza das espécies, cobertura aérea e freqüência relativa, dominância, densidade e importância. Feno de Medicago sativa L. foi usado como forragem de referência de alta qualidade nutritiva. Para estimar a degradabilidade efetiva de PC (DEPC), se usaram por duplicado sacolas nylon (10 x 15 cm; poro de 50 ìm) contendo 4 g de cada espécie de cada estação e ano, incubadas na parte ventral do rúmen de quatro bezerros de carne canulados. Em geral, o conteúdo de PC, FPDN, FPDA e DEPC foram significativamente maiores em leguminosas. A PC solúvel na fibra detergente neutro foi maior nas não leguminosas na primavera e no verão, e PC e DEPC foram maiores no outono. A DEPC em leguminosas foi significativamente menor no verão, possivelmente por redução na proteína disponível da parede celular. Somente espécies como Opuntia cholla, Prosopis sp. e Cercidium floridium tiveram valores de DEPC comparáveis ou maiores à alfafa. Cyrtocarpa edulis teve a menor DEPC. A PC de leguminosas foi mais degradada no rúmen que as não leguminosas. Distinguem-se dois períodos de qualidade nutritiva, um de alta qualidade no outono e no inverno e outro de baixa na primavera e no verão.

Palavras-chave : Native Shrubs; Sonora Desert; Crude Protein; Cell Wall Proteins; Degradability of Crude Protein.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês