SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue9La malaria por Plasmodium Vivax (Grassi y Feletti, 1890) en los trópicos y los retos de la cura radicalConcentración de vanadio y níquel en cenizas volantes por combustión controlada author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interciencia

Print version ISSN 0378-1844

Abstract

LEVY TACHER, Samuel Israel  and  DUNCAN GOLICHER, John. How predictive is traditional ecological knowledge? the case of the Lacandon Maya Fallow Enrichment System . INCI [online]. 2004, vol.29, n.9, pp.496-503. ISSN 0378-1844.

A habilidade de predizer mediante uma associação estatística ou conhecimento causal é a clave característica do conhecimento científico. No entanto, o poder preditivo do conhecimento ecológico tradicional baseado em dados obtidos de observações poucas vezes tem sido avaliado ou criticado. Analisamos o poder preditivo dos resultados de um estudo de caso no manejo de "acahuales" (vegetação secundária). Para este propósito aplicamos três analises estatísticas contrastantes; analise de co variação, modelação espacial descritiva e modelo gráfico. Nossos resultados sugerem a necessidade de contar com certo grau de abdução ou explicação a posteriori para a análise das observações derivadas das estratégias realizadas pelos indígenas. A pesar disto podemos reconhecer o poder preditivo do conhecimento indígena a partir de uma combinação de experiência, dedução e indução probabilística. O presente estudo de caso sugere que o conhecimento ecológico tradicional lacandon é de utilidade para guiar os esforços para a restauração do ecossistema selvático, particularmente com o uso de Ochroma pyramidale como agente de enriquecimento do solo.

Keywords : Epistemology; Lacandon; Ochroma pyramidale; Restoration; Soil Organic Matter.

        · abstract in English | Spanish     · text in English