SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número10Estrés oxidativo como posible causante de retinopatía en ratas en desarrollo sometidas a hiperoxia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

GONZALEZ, Ernesto J; ORTAZ, Mario; PENAHERRERA, Carlos  y  MATOS, María L.. Fitoplancton de un embalse tropical hipereutrófico (Pao-Cachinche, Venezuela): abundancia, biomasa y producción primaria. INCI [online]. 2004, vol.29, n.10, pp.548-555. ISSN 0378-1844.

A abundância, biomassa e produção primária do fitoplâncton foram estimadas em duas localidades do lago da represa Pao-Cachinche (Venezuela). O lago recebe tributários com altas concentrações de nutrientes, provenientes de águas domésticas sem tratamento prévio e de granjas avícolas e suínas que o rodeiam. As médias de abundância e biomassa fitoplanctônicas foram 86,1·109 células·m-2 e 92,1mg chl-a·m-2, respectivamente. A proporção de cianobactérias foi superior ao 75% do fitoplâncton total. A produção primária bruta variou entre 456 e 6.816 mg C·m-2·d-1, a qual pode ser considerada elevada. O lago da represa pode ser considerado hipereutrófico, devido a suas altas concentrações de nutrientes e a sua elevada produtividade biológica. A entrada de nutrientes, o auto-bloqueio de luz das algas, o lavado de células e o tratamento com agentes químicos foram os responsáveis das variações do fitoplâncton neste lagos.

Palabras clave : Embalse Tropical; Eutrofización; Fitoplancton; Venezuela.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español