SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número12Mirmecofilia: las plantas con ejército propioEfecto de la dosis de a amilasa (bacillus licheniformis), temperatura de solución y molido del grano de sorgo en la aglutinación del almidón y digestibilidad ruminal in vitro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

CASTELAN-ESTRADA, Mepivoseth  y  BECERRIL-ROMAN, A. Enrique. Fisiología de la producción forzada en guayaba. ii. nutrientes y respuesta floral . INCI [online]. 2004, vol.29, n.12, pp.680-685. ISSN 0378-1844.

Para quantificar o efeito de aspersões foliares de micro nutrientes sobre a concentração foliar e a dinâmica estacional dos mesmos e seu efeito na produção de flores e frutos em goiabeira, provaram-se cinco tratamentos sob condições de invernadeiro: T1) NH4NO3 (10g·l-1); T2) micro-nutrimentos; T3) combinação de T1 + T2; T4) estresse hídrico; T5) Etefon® (1ml·l-1); e T) testemunho. Os resultados mostraram que a concentração foliar de aminoácidos livres incrementa-se antes da floração com os tratamentos, o que explica a maior brotação e quantidade de flores nas aplicações de NH4NO3  e micro-nutrientes, onde, ainda que a porcentagem de amarre de frutos é menor, existe um período de antese mais estendido, que significa uma colheita durante um período maior, o qual pode considerar-se uma vantagem na etapa de comercialização. As aspersões foliares de micro-nutrientes, sós ou combinados com NH4NO3 , mostraram efeitos sobre a concentração foliar de Cu e Mn, mas não de Fe e Zn, sem uma dinâmica específica durante o período de estudo.

Palabras clave : Antesis; Brotación Vegetativa; Floración; Inducción Floral; Micronutrientes; Psidium guajava L..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español