SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Aspectos de la biología y hábitat de un pez endémico de Chile en peligro de extinción (Diplomystes nahuelbutaensis ARRATIA, 1987)Estimation of catchability for the Heterocarpus reedi AND Cervimunida johni fisheries in northern Chile, using different catch per unit of area estimators índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

TRAVIESO-BELLO, Ana Cecilia; MORENO-CASASOLA, Patricia  e  CAMPOS, Adolfo. Efecto de diferentes manejos pecuarios sobre el suelo y la vegetación en humedales transformados a pastizales . INCI [online]. 2005, vol.30, n.1, pp.12-18. ISSN 0378-1844.

A criação de gado impacta negativamente os humidais devido a que, em geral, modifica o hidro período, introduz espécies não nativas e emprega uma carga elevada de gado. Esta atividade produtiva é a principal do estado de Veracruz, no Golfo do México. Este trabalho estuda o efeito tanto do uso como do abandono de diferentes práticas de manejo pecuário (modificação da hidrologia, introdução de espécies não nativas e pastoreio) sobre a vegetação e o solo, em humidais herbáceos transformados a pastiçais cultivados nessa região. Analisaram-se na época de secas variáveis edáficas tais como pH, C orgânico, N total, P extraível, concentrações de K, Na, Ca e Mg iônicos, e a capacidade de retenção de umidade do solo. Quantificou-se a biomassa aérea e subterrânea, riqueza de espécies e substituição de espécies com relação ao humedal seminatural, em três épocas (nortes, secas e chuvas). As práticas de manejo do gado nos humidais mudam a composição de espécies e diminuem a riqueza. A exclusão do gado aumenta a riqueza nos primeiros anos e logo diminui com o tempo; no entanto, não se mantêm as espécies próprias do humedal. A modificação da hidrologia diminui o período de inundação, aumenta o pH, muda a disponibilidade de nutrientes e diminui a capacidade de retenção de umidade do solo, e além disso diminui o fornecimento de biomassa na parte subterrânea. A introdução de espécies não nativas também muda a disponibilidade de nutrientes e a riqueza de espécies. Por outra parte, uma elevada carga animal diminui a capacidade de retenção de umidade e modifica a composição química do solo. Estes aspectos devem ser considerados antes de implementar práticas de manejo que podem alterar o funcionamento de estes ecossistemas.

Palavras-chave : Biomasa; Especies no Nativas ; México; Riqueza de Especies ; Variables Edáficas .

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol