SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Estimation of catchability for the Heterocarpus reedi AND Cervimunida johni fisheries in northern Chile, using different catch per unit of area estimatorsObtención de una harina de pulido de arroz desengrasado con bajo contenido de fibra neutro detergente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

GODOY, Susmira; CHICCO, Claudio; MESCHY, François  y  REQUENA, Fanny. Phytic phosphorus and phytase activity of animal Feed Ingredients . INCI [online]. 2005, vol.30, n.1, pp.24-28. ISSN 0378-1844.

Para determinar o fósforo total e fítico e, a atividade da fitase endógena de grãos de cereais e oleaginosas e seus subprodutos, avaliaram-se ingredientes alimentícios que se utilizam na produção animal nos trópicos. Estes foram; milho amarelo, sorgo, trigo duro e farelo de arroz; dos subprodutos de cereais, a farinha de gérmen e farelo de milho desengordurado grosso e fino, farelo de trigo e polidura de arroz; das oleaginosas e subprodutos, a semente e farinha de algodão, e as farinhas de soja, palmiste e coco. O ácido fítico determinou-se, em cinco amostras, mediante um método colorimétrico e a atividade fitásica por um procedimento enzimático colorimétrico. Além disso, determinou-se, por métodos convencionais, a composição química e mineral dos materiais avaliados. O conteúdo (%) de proteína crua, extrato etéreo, cinzas e composição mineral foi similar aos valores resenhados nas tabelas de composição de alimentos de diferentes países. Os grãos de cereais e subprodutos apresentaram concentrações de fósforo total variando de 0,12 a 1,57%. Nos grãos de oleaginosas e seus subprodutos a concentração de fósforo total variou de 0,43 a 1,34%. A concentração de fósforo fítico (%) em cereais e oleaginosas variou de 0,08 a 0,49 e, para os subprodutos, de 0,24 a 1.13%. As equações de regressão entre o fósforo total e fítico foram positivas e significativas nos cereais e subprodutos e nas oleaginosas e subprodutos. As correlações foram significativas entre fósforo fítico e conteúdo de magnésio, potássio e cálcio, nos cereais e seus subprodutos. A atividade fitásica (U/kg) foi significativamente mais elevada para o trigo (1.565). O arroz, o farelo de trigo e a polidura de arroz, apresentaram atividades maiores de 100 U/kg. Os grãos e subprodutos restantes se consideram como materiais sem atividade fitásica.

Palabras clave : Cereals; Oilseeds; Phosphorus; Phytase; Phytate.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés