Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
uBio
Share
Interciencia
Print version ISSN 0378-1844
Abstract
MARIN, Oranys; RENGIFO, Elizabeth; HERRERA, Ana and TEZARA, Wilmer. Seasonal changes in water relations, photosynthesis and leaf anatomy of two species growing along a natural CO2 gradient. INCI [online]. 2005, vol.30, n.1, pp.33-38. ISSN 0378-1844.
Realizaram-se medidas do estado hídrico, intercambio gasoso e características anatômicas foliares em duas espécies (Brownea coccinea e Spatiphylum cannifolium) que crescem naturalmente ao longo de um gradiente natural de CO2, desde uma concentração supra-atmosférica (CS) de 35.000mmol·mol-1 a uma concentração ambiental (CA) de 435mmol·mol-1, no bosque marginal do rio Santa Ana (Estado Sucre, Venezuela). As medições se realizaram em duas épocas contrastantes, chuva e seca. O potencial hídrico (Y) foi aproximadamente 60% maior na chuva que na seca em ambas espécies. O crescimento em CS não ocasionou mudanças no Y de B. coccinea, enquanto que no S. cannifolium causou um descenso, estas mudanças estiveram acompanhadas em ambas espécies com diminuições no potencial osmótico (Yð?) As elevadas concentrações de CO2 causaram uma melhora na fotossínteses (A) e a condutância estomática (gs) de B. cocinea, mas em S. cannifolium não se encontraram diferenças significativas. Nas plantas de ambas espécies que crescem em CS as folhas eram 10% mais grossas devido a um incremento na espessura dos tecidos do mesófilo na mesma proporção; além disso, nas plantas de S. cannifolium que crescem em CS acontece uma maior deposição de ceras epicuticulares durante a época da seca.
Keywords : Brownea coccinea; Leaf Anatomy; Photosynthesis; Spatiphylum cannifolium; Supra-atmospheric CO2 Concentration.












