SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Seasonal changes in water relations, photosynthesis and leaf anatomy of two species growing along a natural CO2 gradientKaryotype and nucleolar organizer regions of Pygocentrus cariba (SERRASALMINAE) from Caicara del Orinoco, Venezuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

FLORES, Saúl  y  DEZZEO, Nelda. Variaciones temporales en cantidad de semillas en el suelo y en lluvia de semillas en un gradiente bosque-sabana en la gran sabana, Venezuela. INCI [online]. 2005, vol.30, n.1, pp.39-43. ISSN 0378-1844.

A variação estacional de sementes no solo e na chuva de sementes foi estudada ao longo de um gradiente bosque-savana conformado por bosque primário (1: bosque maduro), bosque ligeiramente afetado pelo fogo (2: bosque secundário), bosque fortemente afetado pelo fogo (3: matagal) e savana aberta (4), na "Gran Sabana", Venezuela. A quantidade de sementes no solo foi avaliada recolhendo 10 amostras do extrato orgânico ou dos primeiros 10cm do solo com uma pequena escavação de 20×20cm, durante os períodos chuvoso e seco. A chuva de sementes foi avaliada recolhendo quinzenalmente as sementes caídas em 10 armadilhas de 90×40cm. Durante o período seco a quantidade de sementes no solo da savana foi menor (P<0,05) que naquele de 1, 2 e 3. Durante o período chuvoso, a quantidade de sementes no solo do bosque secundário foi maior (P<0,05) que em 1, 3 e 4. A chuva de sementes no bosque maduro foi baixa e variável, sem máximos definidos. O bosque secundário mostrou uma chuva de sementes ligeiramente maior que a do bosque maduro, com máximo em outubro e sem produção entre novembro e janeiro. No matagal a chuva de sementes foi alta, com máximos em março e maio, o que pode estar relacionado com o caráter pioneiro das espécies dessa comunidade. A chuva de sementes na savana foi ligeiramente maior que em 1 e 2, com máximo em fevereiro. Em todos os tipos de vegetação observou-se heterogeneidade espacial no número de sementes em solo e na chuva anual de sementes, o qual parecera estar relacionado com os arranjos das espécies dentro de cada comunidade e com as diferenças em seus períodos reprodutivos. As perturbações pareceram acelerar os processos de produção e germinação de sementes nos solos da "Gran Sabana".

Palabras clave : Gran Sabana; Lluvia de Semillas; Producción de Semillas; Semillas en el Suelo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español