SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Effects of bridge construction on the benthic invertebrates structure in the Paraná River DeltaHomogeneidad pedogeomorfológica y pedogénesis en la cuenca del Río Motatán, Trujillo, Venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

RODRIGUEZ PONCE, Emilio  e  PEDRAJA REJAS, Liliana. Modelo estocástico aplicado al proceso de formación de precios de índices bursátiles de España y Chile. INCI [online]. 2005, vol.30, n.2, pp.67-72. ISSN 0378-1844.

O objetivo de este trabalho é analisar se a formação de preços do índice geral bursátil de Madrid (IGB) e índice geral de preços das ações de Chile (IGPA) seguem um processo estocástico do tipo Wiener-Gauss. Os resultados sugerem que o modelo Wiener-Gauss proporciona as bases para realizar estimações de preços semanais de ambos índices, as quais são adequadas desde o ponto de vista econométrico, considerando preços de fechamento dos índices IGB e IGPA compreendidos entre os anos 1995-2002. Por sua vez, no horizonte sob estudo, a rentabilidade semanal do IGB de Madrid e IGPA de Chile seguem uma distribuição normal. Portanto, a bolsa de valores de Madrid e a bolsa de valores de Santiago de Chile apresentam um comportamento eficiente, de acordo à forma débil, na formação de preços semanais de estes ativos financeiros. A relevância empírica de este trabalho se associa a que a bolsa de valores de Madrid é uma das bolsas dos nove principais centros econômicos e financeiros do mundo, tanto que a bolsa de valores de Chile é uma das bolsas dos países emergentes com maior estabilidade econômica nos últimos 15 anos.

Palavras-chave : Finanzas; Índices Bursátiles; Modelos Estocásticos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol