Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
JAIMES, Edgar J; MENDOZA, José G; PINEDA, Neida M e RODRIGUEZ, Hilda R. Homogeneidad pedogeomorfológica y pedogénesis en la cuenca del Río Motatán, Trujillo, Venezuela. INCI [online]. 2005, vol.30, n.2, pp.73-80. ISSN 0378-1844.
Determinou-se a homogeneidade pedogeomorfológica de três parcelas experimentais de 1,5ha localizadas nas áreas de Piedra Azul (300msnm), La Loma (1115msnm) e La Ciénega (2400msnm), todas na bacia do rio Motatán do estado Trujillo, Venezuela. O propósito do presente trabalho foi conhecer a relação existente entre dita homogeneidade e a evolução pedológica nas áreas referidas. Utilizou-se a taxonomia de solo para determinar as ordens dos solos descritos e recolhidos. Calcularam-se os Índices de Homogeneidade Múltipla (IHM), utilizando o Sistema de Informação Automatizado de Homogeneidade de Terras (SIAHT). Dos 30 perfis descritos, 16 são de solos evolucionados (alfisol), na sua maioria, localizados em Piedra Azul (8) e La Ciénega (6), e 14 são solos pouco evolucionados (inceptisol), localizados principalmente em La Loma (8) e La Ciénega (4). Pode-se comprovar que existe uma relação estreita entre a homogeneidade pedogeomorfológica de cada uma das áreas estudadas com o desenvolvimento dos solos contidos neles, estabelecendo-se uma seqüência evolutiva decrescente Piedra Azul > La Ciénega > La Loma, correlativa com os valores de IHM de cada uma das áreas e com a estimação de seus balances pedogeomorfológicos. Conclui-se que o IHM e o SIAHT são ferramentas úteis para realizar este tipo de estudos básicos, necessários para a adequada planificação agro-ecológica e ambiental da bacia do rio Motatán.
Palavras-chave : Índice de Homogeneidad Múltiple (IHM); Pedogeomorfología; Pedogénesis; Sistema Automatizado de Homogeneidad de Tierras (SIAHT).











uBio 
