SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número5Toward the identification of a core zone in the tehuacán-Cuicatlán Biosphere reserve, Mexico, based on parsimony analysis of endemicity of flowering plant speciesCaracterización morfológica de poblaciones nativas de Maíz del Istmo de Tehuantepec, México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

DELGADO, LUZ A et al. Relaciones alométricas y patrones de crecimiento para especies de arboles de la reserva forestal Imataca, Venezuela. INCI [online]. 2005, vol.30, n.5, pp.275-283. ISSN 0378-1844.

As relações alométricas diâmetro-altura foram analisadas em 34 espécies arbóreas da Reserva Florestal Imataca, segundo a equação exponencial de Chapman e Richard, utilizada pelos modelos de base individual ZELIG e FACET, que simulam a dinâmica de crescimento do bosque. Os coeficientes da relação alométrica para cada espécie foram calculados por regressão linear aplicada à transformação logarítmica da equação exponencial. Determinou-se que a relação exponencial explica uma proporção elevada da variabilidade de altura para as espécies estudadas ainda que se utilizaram dados de parcelas em localidades diferentes. As relações resultantes serão incorporadas ao modelo FACET em trabalhos posteriores. Avaliou-se a existência de padrões alométricos, agrupando as espécies segundo os requerimentos de luz (intolerantes ou pioneiras e tolerantes à sombra) e por classes de altura (medianas com 10-30m, grandes de >30m), conformando quatro grupos funcionais: pioneiras médias, pioneiras grandes, tolerantes médias e tolerantes grandes. Encontraram-se diferenças entre as alometrias dos quatro grupos utilizando análises de variação e análises discriminantes. As diferenças nos coeficientes alométricos, tomados um por vez, são mais significativas entre pioneiras e tolerantes que entre as grandes e médias. A combinação de ambos coeficientes, b2 e b3, permite diferenciar todos os grupos, especialmente usando uma função discriminante, que além disso permitirá predizer a pertença de outras espécies a cada grupo segundo seus valores de coeficientes alométricos.

Palavras-chave : Árboles; Alometría; Diámetro-Altura; Tolerancia a la Sombra; Imataca.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol