SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Los árboles que la selva dejó átrasQuímica atmosférica en la Gran Sabana II: Distribución de tamaño y composición de los aerosoles solubles en agua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

SANHUEZA, Eugenio et al. Química atmosférica en la Gran Sabana I: Composición y fotoquímica de gases inorgánicos y orgánicos. INCI [online]. 2005, vol.30, n.10, pp.602-610. ISSN 0378-1844.

Caracterizaram-se gases traço e processos fotoquímicos que ocorrem na atmosfera de La Gran Sabana, Venezuela. As concentrações de compostos com fontes antrópicas (ex. CO, SO2, benzeno, tolueno) são muito baixas, mostrando o prístino da região. Os níveis de O3 freqüentemente diminuíram (~0,75ppbv·h-1) depois de meia manhã. O consumo de O3 (0,15-0,27ppbv·h-1) sugere um consumo fotoquímico adicional na capa de mistura planetária, pelas muito baixas concentrações de NO, consistente com baixos níveis de HNO3. Se observou um comportamento linear entre [O3] e [CO], com pendente DO3/DCO de 0,12v/v, significativamente menor que em outras partes, possivelmente por menor eficiência de produção de O3 durante a oxidação de hidrocarbonetos reativos. Os níveis de HNO3 e NH3 menores que em outros lugares do trópico se correspondem com as baixas concentrações de aerossóis de NH4+ e NO3- Os níveis de HCl concordam com sua produção por oxidação de clorocarbonetos emitidos a distancia. Os níveis de isopreno, emitido pela vegetação, são significativamente menores que em outros lugares do trópico, mostrando baixa atividade biogênica. Os perfis diurnos de vários COV (ex. metanol, isopreno, produtos de oxidação do isopreno) revelam um importante transporte desde bosques da Guiana Esequiba. A produção de radicais por fotólise do HCHO (~0,17ppbv·h-1) supera a produção de OH por fotólise de O3 (£0,1ppbv·h-1), mostrando preponderância do HCHO na fotoquímica atmosférica local. As mudanças de pressão por chuva, resultantes em mudanças nos níveis de O3, produzem uma rápida mistura da capa de inversão noturna com a capa planetária residual.

Palavras-chave : Atmósfera; Compuestos Orgánicos Volátiles; Gases Atmosféricos; Gran Sabana; Monóxido de Carbono; Ozono; Venezuela.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol