SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número10Química atmosférica en la Gran Sabana II: Distribución de tamaño y composición de los aerosoles solubles en aguaHistoria del uso reciente de tierras de las sabanas de américa del sur. Estudios de casos en sabanas del orinoco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

SANHUEZA, Eugenio; SANTANA, Magaly; DONOSO, Loreto  e  PACHECO, Milexi. Química atmosférica en la Gran Sabana III: Composición iónica y características ácido-básicas de las lluvias. INCI [online]. 2005, vol.30, n.10, pp.618-622. ISSN 0378-1844.

Em quatro localidades de La Gran Sabana, Venezuela, as chuvas foram recolhidas por eventos e preservadas com clorofórmio. Os ânions inorgânicos e orgânicos foram analisados por cromatografia iônica, e o NH4+ com um eletrodo seletivo. Os resultados mostram uma relação significativa entre a concentração de Cl-, NO3- e SO4=, e a quantidade de chuva, sugerindo "lavado" atmosférico destes íons. Isto contrasta com o observado com os ácidos orgânicos, que se incorporariam principalmente nas nuvens. Os baixos níveis de NO3-, SO4= e NH4+ mostram que a região é pouco afetada por emissões antrópicas. Existe correlação entre SO4= e NO3-, ambos produzidos na atmosfera de precursores emitidos por atividade biogênica. As baixas concentrações de NH4+ sugerem baixa emissão de NH3 desde os ecossistemas locais, onde a fauna é escassa e praticamente não existe gado. As concentrações de HCl concordam com seus níveis na fase gasosa; sua fonte seria a oxidação in situ de clorocarbonetos. O HCOOH e CH3COOH são importantes componentes das chuvas locais. A alta correlação entre [HCHO-] e [HCOOH] sugere que os níveis do segundo estão controlados pela oxidação do primeiro na fase aquosa, dada pela oxidação do isopreno. Por outro lado o CH3COOH deve provir quase exclusivamente da fase gasosa. O H2C2O4 seria produzido nas nuvens. Se estabelece que os ácidos orgânicos têm um importante papel no equilíbrio ácido-básico das chuvas, especialmente o HCOOH com um 51%. A contribuição de HNO3 e H2SO4 é relativamente baixa (25%) e o HCl contribui com um significativo 9%.

Palavras-chave : Atmósfera; Equilibrio Ácido-Básico; Gran Sabana; Lluvia; Química de Lluvia; Venezuela.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol