SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2La biotecnología en plantas y aspectos biotecnológicos del mangoUna aplicación de los experimentos de elección a la valoración de la multifuncionalidad de los bosques índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

RAMIREZ-ANGULO, Hirma; ABLAN, Magdiel; TORRES-LEZAMA, Armando  y  ACEVEDO, Miguel F. SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DE UM BOSQUE TROPICAL NAS PLANÍCIES OCCIDENTAIS DA VENEZUELA.. INCI [online]. 2006, vol.31, n.2, pp.101-109. ISSN 0378-1844.

Os dados de parcelas permanentes, estabelecidas em um bosque estacional das planícies ocidentais venezuelanas, se usaram para establecer os parámetros de FACET, um modelo baseado em árvores individuais e sensíveis às características topográficas do terreno. Devido ao seu alto número, as espécies arbóreas se agruparam de acordo com sua tolerância à sombra (tolerantes, intermediárias e intolerantes) e sua altura máxima (grandes, médias e pequenas). As palmeiras foram consideradas como un grupo separado. A dinâmica florestal foi simulada para cada posição fisiográfica (banco, sub-banco e brejo). Os resultados da simulação para um periodo de 210 anos se aproximam à dinâmica esperada tanto para banco como sub-banco, não assim para brejo. Depois de uma simulação de 500 anos, em banco as tolerantes grandes dominam a área, acumulando um índice de valor (IV) de 27,28 seguidas pelas palmeiras com um IV= 18,86; igual ocorre em sub-banco onde as tolerantes grandes predominam com um IV= 26,78 e as palmeiras acumulam 20,27; o que se corresponde com a composição esperada para um bosque sem perturbaçðes. Em brejo, as tolerantes grandes também mantêm o primeiro lugar com um IV= 28,74 mas as seguem as intermediárias grandes com 20,27. Em conclusão, o modelo FACET tem grande potencialidade para predizer a dinâmica de bosques tropicais, exceto nas áreas de brejo com problemas de drenagem. En consequência, é necessário introduzir modificaçðes na rotina de balanço de água no solo para lograr uma melhor representação da dinâmica florestal nesses sitios.

Palabras clave : Caparo; Dinámica Forestal; FACET; Grupos Funcionales; Modelo de Claros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español